jun 12

Aconteceu no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – às 11h00 do dia 07/Junho após brilhante palestra proferida pelo Catedrático Carles Carreiras Verdaguer (da Universidade de Barcelona/Espanha), o lançamento simultâneo de 4 Livros de autoria de 5 Docentes da Universidade: Maria Encarnação Beltrão Sposito; Eliseu Saverio Sposito, Paulo Fernando Jurado da Silva; Ricardo Pires de Paula e Nécio Turra Neto.

“Múltiplas Trajetórias Juvenis: Territórios e Redes de Sociabilidade” é o título do Livro que tem como autor, o Prof.Dr.Nécio Turra Neto e busca compreender a sociabilidade juvenil ao longo do tempo na cidade paranaense de Guarapuava, a partir do estudo de diferentes gerações. Abordagem verificada nos anos 50 a 70 do Século XX e as formas de viver a juventude naquela cidade, bem como a geração atual.

“Uma história da APEOESP (1945/89): Entre o Sacerdócio e a contestação” – Autoria de Ricardo Pires de Paula. O Livro procura abordar questões relativas à organização coletiva dos Professores. Assim como sua atuação política, traçando a trajetória da organização no quadro da APEOESP. Suas vicissitudes, conquistas e conflitos internos.

“Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioespaciais” – Autores: Eliseu Savério Sposito e Paulo Fernando Jurado da Silva. O Livro tem como preocupação central a discussão das cidades pequenas na Geografia. Evidentemente, não é um tema, nem um problema novo nas Ciências Humanas. Trata-se de um assunto pouco explorado e abordado nas diversas modalidades acadêmicas de
divulgação do conhecimento científico, a exemplo de livros, dissertações, teses e artigos científicos.

Revista “Cidades” (em formato de Livro) – é uma publicação sob a responsabilidade do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), sob a coordenação editorial da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e organização do Prof.Marcelo Lopes de Souza, da UFRJ. Avaliando a ausência de uma Revista Científica é dedicada à divulgação de pesquisas e reflexões voltadas à compreensão da problemática urbana, a partir de um olhar geográfico com essa publicação a partir de 2002.

É a Coordenadora da Revista Cidades quem afirma: “Ainda que este periódico científico, em princípio, esteja voltado á divulgação dos resultados de pesquisa e de reflexão realizadas no âmbito da Geografia Urbana, é de grande importância receber a contribuição de profissionais de outras áreas que, interessados nas mesmas temáticas, possam oferecer um diálogo qualificado para superar os limites dos campos disciplinares.

Segundo esta perspectiva, a Revista tem como objetivo contribuir para ampliar nossa capacidade de ler a urbanização e as cidades, num período em que tem se aprofundado a complexidade das relações que orientam processos e dinâmicas e se acelerado o ritmo das transformações. Esse periódico científico não está atrelado à qualquer Instituição Universitária, Associação ou Entidade. Trata-se de uma Revista que já editou 15 números, sendo o último deles destinado ao tema: “O pensamento e a práxis libertários e a cidade“.

Literatura disponível em bom momento

Os autores do Livro Cidades Pequenas, acrescentam uma explicação ao texto anteriormente citado nesta matéria: “A literatura disponível acerca da temática, expõe que o assunto é demasiadamente complexo e as discussões iniciais tendem a apontar que a questão é complicada. A começar pelo patamar inicial de classificação desses centros. Na realidade, essa postura é um ponto a se considerar; entretanto, se fará necessária sua superação, uma vez que esforços dessa magnitude já foram impetrados por vários autores em abordagens teóricas diversas, o que coloca agora novos desafios no sentido de propor paradigmas e elaborar metodologias específicas para os estudos desses núcleos urbanos.

Nesse sentido, o Livro vem em um bom momento da Geografia brasileira, visando propor uma conceituação e metodologia de pesquisa para o assunto. Para tanto, o mesmo está organizado em dois grandes blocos distintos: o primeiro referente a uma discussão com uma análise aprofundada e atual acerca da temática; e o segundo atinente ao universo de estudo de caso para melhor exemplificar esse quadro, com a interpretação da realidade material desses centros.

Por último, espera-se que esse Livro possa contribuir tanto para dimensão conceitual que envolve a discussão das cidades pequenas, quanto para a reflexão empírica de uma realidade bastante rica, complexa e cara aos estudos da Geografia e das Ciências Humanas.

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – os cinco Docentes responsáveis pelo lançamento simultâneo de 4 novos Livros.

Sob as vistas do “bebê”, os três primeiros autores: Nécio Turra Neto (sorrindo) e autografando o 1º exemplar; Paulo Fernando Jurado da Silva, Eliseu Savério e Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Em outros ângulos, os novos autores, Paulo Fernando e Nécio Turra Neto e o veterano e experiente escritor, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Com seu 1º lançamento editorial no Campus da Unesp em Prudente, o Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula acompanhou fatos históricos da APEOESP (1945/89). Os 5 autores participaram da Sessão de Autógrafos.

A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito incluiu na última edição da Revista ”Cidades” importante relato sobre a Universidade de Barcelona. Um exemplar do Livro foi entregue ao Prof.Carles Carreiras Verdaguer. E a última foto foi especialmente reproduzida para mostrar os autores de duas gerações.