mar 12

O ano acadêmico de 2012 recomeçou nos últimos dias do mês de Fevereiro, quando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu 640 novos alunos aprovados nos Vestibulares em 12 cursos de graduação. Inicialmente, todos eles foram convidados a participar da Semana de Integração dos Calouros (de 27 a 29 de Fevereiro), onde se cumpriu extensa programação, visando orientar os novos estudantes sobre as normas de funcionamento e o compromisso que existe entre alunos e a Universidade. Na abertura do evento, a presença do Diretor, Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e do Vice, Prof.Dr.Marcelo Messias, além de Coordenadores, Professores, palestrantes e convidados.

A programação que se desenvolveu num período de três dias, mostrou a importância e o alcance dos cursos ministrados no Campus de Presidente Prudente, desde sua implantação há mais de 52 anos até os dias atuais. São 12 cursos de graduação e outros 6 cursos de pós-graduação – disse o Prof. Nivaldo. Ele chamou a atenção de todos os calouros para a grandiosidade do campus universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que é o maior do Estado, com maior número de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. No total, cerca de 3.600 alunos e 460 servidores e integrantes do corpo docente da Unesp.

De conformidade com a programação elaborada este ano, participaram com palestras especiais diversos professores abordando temas os mais variados. “A vida na Universidade” com os Professores Doutores: Arilda Inês M.Ribeiro e Carlos José L.Constantino, até a Prevenção de doenças, evitando o fumo, o álcool e outros tipos de drogas, com os Profs.Drs.:Ana Lúcia de Jesus Almeida e Ercy Mara Cipulo Ramos. Mas também, o Momento Saúde – Programa da UNAMOS – com Judith Aparecida Teixeira, apresentação de Empresas Juniores e entidades estudantis CA´s e DA e Atlética. Também incluídas a Divisão Técnica Acadêmica, com “Instâncias da Universidade”; Biblioteca – Serviços de regras de uso e palestra sobre o Programa de Intercâmbio de Estágio IAESTE – promoção da CI com Guilherme Caseiro.

Outros tópicos que chamaram a atenção dos participantes, foram representados por atividades com os Coordenadores de Cursos, atividades culturais com “Capoeira” e Palestra com integrantes do 14º Grupamento de Bombeiros, com enfoque especial a respeito dos Primeiros socorros. Sargento Rodrigo e Soldado PM Fernandes fizeram ampla exposição, esclarecendo detalhadamente como agir em determinadas circunstâncias. E o enfoque se voltou para os sintomas de intoxicação e queimaduras com produtos químicos, picadas de animais peçonhentos e insetos, ferimentos e fraturas. No encerramento dia 29, apresentação do Grupo Bateria Furiosa, no Discente IV.

O pronunciamento do Sr. Reitor em exercício

Num telão montado no Auditório V e tendo uma plateia constituída por calouros recém-aprovados nos Vestibulares, foi exibido em vídeo o pronunciamento do Reitor em exercício da Unesp, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan, que anunciou: “A Unesp tem grande satisfação em receber você como aluno. Sei que prestar Vestibular é um grande desafio não só para o estudante, mas também para seus pais e familiares que atuam juntos no período pré-Vestibular, para que a almejada graduação se torne uma realidade. Parabéns a todos vocês! Nossa Universidade – além de pública – de excelente qualidade e gratuita tem características diferentes. Ela se encontra distribuída em todo o Estado de São Paulo. Estamos em 23 municípios com 33 Faculdades e temos quase 48 mil alunos: 35 mil deles na graduação e 13 mil na pós-graduação.

Oferecemos 171 cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanidades e temos 115 programas de pós-graduação que oferecem Mestrado e Doutorado. Somos uma Universidade reconhecida nacionalmente e no plano internacional, a Unesp é a 6ª Universidade Ibero-americana. Está entre as 200 melhores nos principais rankings mundiais. Estamos muito focados na manutenção do aluno na Instituição. Para isso, temos um programa de permanência estudantil; trabalhos muito e visamos dar condições para que o aluno carente não apenas entre na Universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso”.

Em seu pronunciamento oficial, o Reitor em exercício acrescentou: por meio das diferentes pró-reitorias oferecemos cursos de graduação, pesquisa e extensão. Também existem as oferecidas em parceria com órgãos externos como a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e o CnPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Há também a bolsa de mobilidade estudantil que facilita a manutenção do estudante no exterior. Espero que voces possam aproveitar tudo o que a Unesp tem de melhor para oferecer, pois com certeza, a experiência universitária é uma das melhores fases de nossa vida.

O Prof. Dr. Julio Cezar Durigan finaliza seu pronunciamento público, com esta mensagem especialmente dirigida aos novos alunos que acabam de ingressar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Campus de Presidente Prudente: Desejo muito sucesso nesta nova etapa que se inicia. Boas aulas, muito obrigado!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor), juntamente com o Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor) abriram o evento anual, tendo ao lado (em vídeo) o pronunciamento do Reitor em exercício da Unesp, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da Semana de Integração dos Calouros houve o Encontro com o Coordenador, Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira palestra foi ministrada pelos Professores Doutores.: Arilda Inês M.Ribeiro e Carlos José L.Constantino, tendo como tema “A vida na Universidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No transcorrer da Semana de Integração dos Calouros, foram desenvolvidas outras atividades acadêmicas, incluindo palestra com a participação do 14º Grupamento de Bombeiros. Coordenação da Profª Antonia Aparecida Escaioni (DTA).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Sargento PM Rodrigo e o Soldado PM Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Pres.Prudente fizeram ampla explanação sobre Primeiros Socorros, intoxicação e queimaduras com produtos químicos, picadas de animais peçonhentos e insetos, ferimentos e fraturas.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.