dez 14

O “Rural, o Urbano e o Agrícola no movimento espiral do espaço: um híbrido” foi o tema que norteou a defesa de tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP pela candidata Cláudia Marques Roma, no dia 12 de Dezembro de 2012, no Anfiteatro II. Seu Orientador foi o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

A Banca Examinadora que se reuniu logo pela manhã, contou com a presença – além do Orientador já citado – dos seguintes membros: Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª.Ângela Maria Endlich, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/UEM; Prof.Dr. Jones Dari Goettert, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS e Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Em sua exposição, Claudia Marques Roma demonstra a constituição de um circuito de pobreza urbana que, para seu entendimento requer um pensamento em espiral que perpasse os processos e, ao mesmo tempo, se imbrique a eles, diante do conteúdo das realidades analisadas que se perfaz num híbrido. E ela explica que o hibrido perpassa todas as dinâmicas e elementos que compõem essas localidades. É a relação essencial para entender as interdependências e inseparabilidades dos processos.

A Doutoranda diz mais: “É a relação hibrida dos processos que nos permite entender que a transformações do período atual expressam mudanças, permanências e mesclas; que as escalas intra e interurbana se imbricam: que a dicotomia cidade e campo não é valida para entender a realidade brasileira, que a pobreza se processa em diferentes dimensões e se entrecruzam como cidades locais híbridas”.

E na etapa final:” É nesse sentido que os conteúdos das cidades locais híbridas, substanciam e permeiam a estruturação dos processos analisados se expressando em dois vieses, que se articulam na constituição de um circuito de pobreza urbana (pobreza matéria, política e simbólica) que em sua dimensão urbana, promove a segregação socioespacial interurbana e, o outro lado da expansão da atividades agroindustrial canavieira, que é a cidade da exclusão social”.

Aí está a Comissão Examinadora, constituída especialmente para ouvir e avaliar o trabalho desenvolvido pela candidata ao Doutorado/Geografia, Cláudia Marques Roma no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

O Orientador é o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (ao centro da mesa) e os demais membros: Profs.Drs.:Antonio Thomaz Jr, Jones Dari Goettert, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Ângela Maria Endlich.

O Anfiteatro II recebeu inúmeros visitantes. A maioria, familiares, amigos e colegas da Doutoranda, que vieram especialmente para prestigiá-la durante o ato de defesa pública de sua tese de Doutorado/Geografia.