dez 08

Neste final de semana, mais propriamente no dia 06/Dezº a aluna Antônia Aurélio Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado na Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Em princípio, a defesa estava agendada para a Sala de Projeções da Biblioteca, mas acabou sendo transferida para outro local, onde atuou como Orientador, o Prof.Dr. Paulo Cesar de Almeida Baroni, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Na Sala de Videoconferência, presença dos integrantes da Banca Examinadora, incluindo – à distância – o Prof.Dr.Pedro Guilherme Rocha dos Reis, da Universidade de Coimbra/Portugal (uma das razões da mudança de local para a defesa de dissertação de Mestrado), a Profª.Drª Renata Junqueira Meirelles, do Deptº de Educação da FCT/UNESP e o também Orientador, Paulo Cesar de Almeida Baroni.

O tema desenvolvido pela Mestranda foi “Literatura Infantil e Ensino de Ciências: Aproximações e dificuldades”, assim definido: “Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil bem como analisar o uso deste gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa buscando dados.

A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a analise documental para seleção e analise dos livros da Literatura Infantil. Para isso, utilizamos os conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir disso verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase realizamos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professores que lecionam para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do município de Presidente Prudente-SP.

Os dados das entrevistas foram obtidos a partir do Diário de Campo e de gravações com áudio. Os conceitos de Polissemia e Dialogismo também foram utilizados para compreender e identificar as vozes presentes nos pensamentos e na prática dos professores acerca da aproximação entre o Ensino de Ciências e a Literatura Infantil”. Antonia revela outros dados que coletou para sua pesquisa e defesa pública de dissertação de Mestrado: “buscamos nos estudos de Tardif (2002), reconhecer os saberes docentes nas falas dessas professoras”.

Concluindo: “As gravações foram transcritas e organizadas em três eixos temáticos:
1 – O que pensam os professores sobre o uso da Leitura;
2 – Formas de uso da leitura e;
3 – Aproximações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências.

De forma geral, os resultados revelaram o uso didatizado da Literatura Infantil na prática de todas as professoras entrevistadas e que esse uso é consciente. Percebemos que há um posicionamento seguro quanto ao reconhecimento das características entre uma obra literária e um livro didatizado”.

A Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Pres.Prudente, acolheu mais uma candidata em sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, tendo a presença indispensável da Banca Examinadora.

A candidata Antônia Ribeiro Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação teve a oportunidade de reunir na mesma sala, dois integrantes da Banca Examinadora, familiares, amigos e colegas que foram especialmente para prestigiá-la.

À distãncia – por videoconferência, o Prof.Pedro Guilherme Rocha dos Reis, da Univ.de Lisboa/Portugal – e bem ao lado o Orientador, Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni e a Profª.Drª. Renata Junqueira Meirelles, docentes da FCT/UNESP.