dez 26

O tema “Educação Física Escolar,Mídias de Linguagem áudiovisual: Investigando possibilidades na abordagem de conteúdos” foi defendido publicamente pelo aluno Rodrigo Cordeiro Camilo, do Programa de Pós-graduação em Geografia, n uma das últimas sessões de dissertacão de Mestrado/Programa de Geografia da FCT/UNESP. O Orientador foi o Prof.Dr. Mauro Betti, docente do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru-SP.

Também fizeram parte da Comissão Examinadora, o Prof.Dr.Giovani de Lorenzi Pires, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e o Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente-SP. Para desenvolver sua pesquisa, o Mestrando usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP e a defesa verificou-se a partir das 9 hs da manhã do dia 17 de Dezembro de 2012, no Anfiteatro VI.

Na dissertação, Rodrigo explica: “A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de forma integrada à disciplina Educação Física, e realizou-se u um Percurso de Aprendizagem com o conteúdo ”Pular corda”. As Situações de Aprendizagem que compõe o recurso realizado foram descritas em detalhes. Os dados gerados foram analisados sob quatro dimensões: aprendizagem dos alunos, configurações do conteúdo, desenvolvimento profissional e integração das mídias.

Os resultados indicam que os alunos ampliaram o repertório de conhecimentos, ressignificando a prática de pular corda e constituindo novas formas de envolvimento. A configuração do conteúdo esteve condicionada ao que foi compartilhado e vivenciado durante as Situações de Aprendizagem, adquirindo contornos mais próximos aos gostos e interesses dos alunos (associação com elementos da cultura hip-hop, música eletrônica, saltos acrobáticos). Observou-se também o desenvolvimento, principalmente na melhor compreensão das contingências da prática pedagógica, do planejamento flexível, da importância dos alunos atribuírem sentidos ao que é proposto e do papel do professor como interlocutor no Percurso de Aprendizagem.

Análise de Integração das mídias na abordagem do conteúdo proposto, deu-se entre três aspectos interrelacionais: a ressignificação do conteúdo, a motivação e o envolvimento e atribuição de sentidos para as situações de Aprendizagem. Ao compartilhar essa experiência de investigação, espera-se ter contribuído com as indicações que estimulem e facilitem outros professores e pesquisadores a investigar as práticas pedagógicas em Educação Física tendo em vista a atualização da abordagem de outros conteúdos” – finaliza o Mestrando Rodrigo Cordeiro Camilo.

Rodrigo Cordeiro Camilo, do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa de dissertação de Mestrado em 17/Dezº de 2012, às 9hs no Anfiteatro VI. Depois, foi cumprimentado e abraçado por todos os seus colegas, amigos e familiares.