out 25

Marcando o sucesso de mais um Simpósio de Matemática, juntamente com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional foi prestada no último dia 20/Outº, significativa homenagem ao Prof.Dr. Elon Lages Lima, Pesquisador Emérito do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Além da demonstração de reconhecimento ao renomado Matemático, foi também atribuído ao ilustre visitante o título de Hóspede Oficial da cidade, através de Decreto Municipal Nº 22.163/2011 assinado pelo Prefeito Milton Carlos de Mello e Ato Legislativo outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.
A cerimônia realizada no Anfiteatro V a partir das 19h30 foi presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, estando presente uma grande representação do Corpo docente da Universidade, alunos, ex-alunos, autoridades e convidados. A Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França, que coordenou o evento foi convidada, juntamente com a Profª.Drª.Vanessa Avancini Botta Pirani a conduzir o homenageado até a Mesa principal, onde foi saudado inicialmente pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, em nome de toda a comunidade.

A Profª. Regina Helana Penatti Cardoso, representou o Prefeito Milton Carlos de Mello e após saudar o homenageado, entregou pessoalmente o Decreto Municipal que o considerou “Hóspede Oficial” no período de 20 a 21 de Outubro. Em nome da Câmara Municipal, o Vereador Aparecido Lourenção parabenizou o Prof.Dr.Elon Lages Lima e entregou como símbolo da homenagem do Legislativo um Cartão Zincografado. A leitura do teor do Decreto e do Ato Legislativo foi feita pelos alunos: Gustavo de Toledo Siqueira (3º ano de licenciatura em Matemática) e Katia Aiko Nishiama Alves (4º ano de licenciatura em Matemática). Foi o reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

O homenageado mereceu as mais elogiosas referências pela sua atuação brilhante como escritor, pesquisador e professor desde longa data – com 25 livros editados – vídeos e palestras. O Prof.Dr.Marcelo Messias lembrou que “exatamente há 33 anos, aqui esteve ministrando palestra durante a realização do 4º Encontro Regional de Matemática, o ilustre Prof. Dr. Elon Lages Lima”. O mais importante – disse – um dos Livros serviu para a minha iniciação na área da Matemática há muitos anos, e até hoje representa incentivo a muitos estudantes do passado e do presente. Nosso curso na FCT/UNESP vai além de 50 anos, incluindo Pós-Graduação em Matemática, o que significa: temos pela frente um futuro brilhante!

O Prof.Dr. Suetônio de Almeida Meira falou em nome dos Professores, alunos e ex-alunos, na condição de Chefe do Deptº de Matemática e também citou que um dos primeiros livros que adotou em sua vida escolar, foi exatamente o mesmo que até hoje é utilizado em todo o país, tendo como autor o Prof. Dr. Elon Lages Lima. Ressaltou que a Matemática foi buscar qualificação para sua melhoria. Por isso, todos os méritos se devem ao ilustre homenageado, pela sua atuação no campo da pesquisa; e pelo apoio e estímulo que sempre deu à Matemática no Brasil. O orador seguinte foi o Prof.Dr. José Carlos Rodrigues – da Comissão Organizadora do evento e Coordenador da OBMEP – congratulando-se com o homenageado por ter aceito o convite para proferir sua 2ª. Palestra no histórico Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Ao término da solenidade, o homenageado recebeu cumprimentos de toda a comunidade presente, conversou com professores, alunos e ex-alunos da FCT/UNESP e concedeu autógrafos a dezenas de pessoas que adquiriram seus livros. O Prof. Dr. Elon Lages Lima também se colocou à disposição da imprensa, rádio e TV para entrevistas, deixando um vídeo gravado especialmente para professores e estudantes do curso de Matemática da FCT/UNESP. No dia seguinte, proferiu palestra no Auditório V.

O Simpósio e o Encontro Regional

Aberto oficialmente no dia 18 de Outubro, às 19h00 pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – o evento se desenvolveu até seu encerramento no dia 21, com atividades esportivas. Minicursos, palestras, oficinas, mesa-redonda, sessões técnicas e homenagem fizeram parte do VI Simpósio de Matemática da FCT e do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.

O VI SMAT e o ERMAC 2011 – tiveram a eficiente atuação dos seguintes convidados para as palestras: Prof.Dr.Antonio Carlos Moretti (IME/Unicamp); Prof.Ms.Éder Ritis Aragão Costa; Prof.Dr.Luis Antonio da Silva Vasconcellos (FCT/UNESP); Prof.Dr.Pedro Malagutti (UFSCar); Prof.Dr.Rafael F.Barostichi (UFSCar); Prof.Dr.Valter Locci (FCT/UNESP) e Prof.Dr. Vinicio de Macedo Santos (USP-SP). Todas as atividades foram centralizadas no Auditório e salas do Discente V, tendo a participação de docentes, alunos, ex-alunos e renomados Matemáticos de Institutos de Pesquisas e outras Universidades brasileiras.

A abertura do VI SMAT e ERMAC 2011 foi presidida p/ Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, e no dia 20/Outº, o grande homenageado foi o Prof.Dr. Elon Lages Lima.

O visitante foi calorosamente recepcionado por toda a comunidade universitária e autoridades representativas da cidade de Presidente Prudente;

Hóspede Oficial do Município, o consagrado homem público mereceu as mais elogiosas referências de todos os oradores, a começar p/Prof.Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP.

Os jovens da atualidade e os demais de outros períodos, como é o caso do Prof. Assis de Carvalho reconhecem os méritos do brilhante Matemático, que aqui esteve em 1.978, conf.Cartaz em exposição.