out 10

No período compreendido entre 26 a 30 de Setembro, realizou-se o VII Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente. O evento contou com excelente participação de professores, alunos e ex-alunos, bem como convidados especiais que ministraram palestras e minicursos temáticos com a participação de graduandos e graduados. No encerramento, mesa redonda e debates sobre o Mercado de Trabalho com Engenheiros Ambientais. Para a comemoração dos dez anos da Engenharia Ambiental da FCT/UNESP, houve um encontro festivo e de congraçamento.

Os temas desenvolvidos durante o evento versaram sobre: Logística reversa, com Patrícia Guamieri (da UFP); Água de lastro e seus riscos ambientais, com o Prof.Dr.Newton Narciso Pereira (da Poli-USP); A intervenção do homem sobre as florestas nativas, suas conseqüências e formas de uso da terra , com o Prof.Dr.Ciro Abbud Righi (da ESALQ-USP); Reserva legal e APPs: Possibilidade de uso, com Vinícius Vendramini (da CBRN/SMA-Araçatuba); Recuperação do solo na mineração com bioengenharia, com Maria L.Sole (do IPT); Pagamento por serviços ambientais, com Araci Kamiyama (da CBRN/SMA-SP) e Perícia Ambiental, com Simone V.Santana (do Inst.de Crim.de Londrina/Pr).

O Engenheiro Ambiental é o profissional que atua em várias áreas, especialmente no manejo, controle e recuperação da qualidade dá água, do solo e do ar. Na gestão ambiental é responsável por importantes funções que vão desde a avaliação, investigação e implantação de sistemas voltados ao meio ambiente. Por isso, se conclui que o Engenheiro Ambiental ocupa importante papel no contexto atual, pois além do exercício de suas atividades profissionais, também se ocupa no trabalho de recuperação de áreas degradadas e direcionamento de projetos que visam a proteção ambiental.

A Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da FCT/UNESP, Profª.Drª. Encarnita Salas Martin afirma que “a formação multidisciplinar permite que o Engº. Ambiental diagnostique problemas, proponha soluções, participe da elaboração de projetos e acompanhe a implantação e funcionamento dos sistemas e equipamentos destinados à minimização das dificuldades verificadas. Sua formação nas áreas de Exatas e Biológicas faz com que ele possa participar de todas as etapas necessárias à resolução ou minimização de problemas ambientais”.

Desde o primeiro dia até o encerramento do Simpósio, foi cumprida extensa programação com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.

O evento foi prestigiado por Professores, alunos, ex-alunos e convidados especiais para as palestras diárias, ministradas de 23 a 30/Setº.

Os participantes do VII Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp também comemoraram os dez anos de atividades do curso em Pres.Prudente.

A realização do evento que coincide com a celebração festiva do Aniversário do Curso de Engenharia Ambiental da FCT/UNESP foi motivo de euforia para todos.