out 05

A moderna tecnologia trouxe até nós inúmeros avanços que poucos conhecem. Uma dessas inovações é representada pela Fibra Ótica, que nada mais é do que um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico.

Trata-se de um material de alta resistência ao fluxo de corrente elétrica – diz informação contida no Google. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo, sendo adotada em inúmeras localidades do Brasil e do exterior.

Desde sua descoberta, a Fibra Ótica passou a ser utilizada nos mais diferentes processos de informação de dados, comunicações e pesquisas de alta tecnologia. Desta forma, tornou-se um seguimento da melhor qualidade, estabilidade e segurança, razão pela qual acabou sendo adotada por milhares de empresas e organizações, incluindo instituições dedicadas ao ensino, ciências e tecnologia.

Na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), a primeira fibra ótica foi instalada no início dos anos 90 e estava ligada apenas ao Serviço Técnico de Informática (STI), uma diretoria que cuida da gestão de informática dentro da unidade UNESP local. Com o passar dos anos a rede foi sendo ampliada e os prédios interligados por fibra ótica.

Atualmente, todo o campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia usufrui de fibra ótica para acesso a rede mundial de computadores. Uma realidade que só é com os pesados e constantes investimentos em tecnologia de ponta na área de redes. A UNESP possui dezenas de unidades espalhadas por todo o Estado, e em todas elas a Fibra Ótica é uma realidade.

Esse processo de modernização que chega até esta e outras grandes cidades do interior, tem na retaguarda, empresas que se tornaram especializadas na implantação desse novo e avançado processo tecnológico. Entre elas – Milecom Telecomunicações, Quality Telecom e Kemi, que atuam em Presidente Prudente e tem a Fibra Ótica como uma de suas mais importantes ferramentas para acelerar o desenvolvimento e melhorar a qualidade das comunicações.

A Polícia Militar e a UNESP são clientes principais de algumas destas empresas. Por sinal, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente – ampliou sua capacidade de tráfego de dados através do Link de Fibra Ótica, passando de 34 mpbs para 200 mbps. Com isto está sendo possível a implantação de um sistema de Telepresença, Wireless e Telefonia IP com maior qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este novo prédio no campus da Unesp em Presidente Prudente, centraliza dois importantes Departamentos – recém inaugurados – que recebem como inovação o mais moderno sistema linkado à Fibra Ótica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O moderníssimo sistema conectado à rede, facilita as comunicações através da informática com tecnologia de ponta, interligando o campus de Presidente Prudente à Reitoria e todas as unidades da Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.