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Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se dia 26/Setº mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado, pela aluna Mônica Podsclan Faustino, do Programa de Pós-graduação em Educação. Os trabalhos foram orientados pela Profª. Drª. Mônica Furkötter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP, sendo defendidos no Anfiteatro VII, no período da manhã.

Para desenvolver sua pesquisa, Mônica usufruiu de bolsa concedida pela CAPES e o tema do trabalho recebeu o título “Saberes da docência dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação continuada em questão”.

Perante a Comissão Examinadora, a aluna disse que a relevância da pesquisa está amparada na lei que regulamenta o Fundo e Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e que em um de seus artigos estabelece que os municípios devem implantar Planos de Carreira que contemplem a capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Mônica esclareceu que a pesquisa, de natureza qualitativa do tipo analítico-descritiva, utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e a análise documental. Os dados dos questionários respondidos por 201 Professores, constituem um banco de dados no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). “O referencial teórico traz discussões sobre os saberes necessários para ensinar Matemática e sobre a formação continuada de professores, na tentativa de melhor desvelar os modelos, princípios, dilemas e alternativas para essa formação” – acentua.

E finalizando, Mônica P.Faustino informa: “Concluímos que não há uma significativa diferença de domínio dos conteúdos e dos recursos entre os

grupos, o que nos faz inferir que os processos de formação continuada pouco têm contribuído para a construção dos saberes docentes e que podem explicar essa constatação, uma vez que vão contra o que autores defendem como princípios norteadores de processos de formação continuada”.

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Mônica Podsclam Faustino enfrenta a Comissão Examinadora para a defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação pela FCT/UNESP.

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Familiares e colegas de curso vieram ao Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia na manhã de 26/Setº, especialmente para prestigiá-la.

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Com muita tranquilidade e segurança, a aluna do Programa de Pós-graduação em Educação concluiu sua dissertação, obtendo aprovação geral.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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