out 17

No transcorrer do último final de semana, mais propriamente no dia 14 de Outº, tivemos no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – uma defesa pública de dissertação de Mestrado e uma tese de Doutorado, do Programa de Pós-graduação na área de Geografia. As alunas, Renata dos Santos Medeiros (Mestrado) e Sonia Maria Ribeiro de Souza (Doutorado) de forma coincidente tiveram como Orientador, o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Para desenvolver sua pesquisa, a Geógrafa Sonia Maria Ribeiro de Souza usufruiu de bolsa concedida ela FAPESP e o local determinado para sua defesa de tese perante à Comissão Examinadora foi o Anfiteatro II, no período da tarde de 14 de Outubro. A tese defendida perante a Comissão Examinadora versou sobre “A emergência do discurso do agronegócio e a expansão da atividade canavieira: estratégias discursivas para a ação do capital no campo”.

No período da manhã, a defesa pública de dissertação de Mestrado na área de Geografia, reuniu além da aluna Renata dos Santos Medeiros e seu Orientador, o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior e outros dois membros para compor a Banca. O trabalho defendido teve como título:”Dimensão territorial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e suas especialidades organizacionais e Laborativas”.

Na parte da tarde, além do Orientador e aluna já citados, fizeram parte como componentes da Comissão Examinadora, os seguintes membros: Prof.Dr. Marcelo Rodrigues Mendonça; Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro e Prof.Dr.Manoel Calaça, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Prof.Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

A dissertação defendida por Renata dos Santos Medeiros tem por objetivo proceder a uma análise geográfica da organização da CPTM, focando a investigação num projeto neoliberal adotado e vastamente difundido pelo governo brasileiro entre o final da década de 1980 e inicio dos anos 90.

No cenário paulista, a criação de uma empresa de economia mista, voltada ao transporte público, que viesse a gerenciar as atividades do ramal de passageiros e que atenderia uma região de relevante importância geoeconômica, solidificou os princípios dos investimentos privados, cada vez mais em expansão nas empresas brasileiras da década de 1990 – diz o relatório da Mestranda

De forma resumida, conclui-se que solidificou-se um “despertar” dos reais papeis do Estado, que passou a garantir um status empresarial e empreendedor frente às parcerias público-privadas e aos investimentos que marcaram o surgimento da CPTM. Nosso referencial teórico conceitual se situa na compreensão dos efeitos subjetivos da reestruturação produtiva do capital, que se coloca “além da fábrica” e se instaura nas mais variadas formas de relações de trabalho, e ainda, intensifica o processo dialético que orienta as ações efetivas do capital para com a classe trabalhadora.

Agronegócio e expansão da atividade canavieira

Na tese de Doutorado, Sonia Maria Ribeiro de Souza ressalta inicialmente os objetivos do trabalho na agricultura brasileira, a partir das demandas do Etanol ou da agroernergia. E diz: o mercado de biocombustíveis vem sendo estimulado pelas políticas públicas para contenção de mudanças climáticas, ao mesmo temo em que é visto pelos órgãos públicos brasileiros e por empresários do agronegócio como uma grande chance para estimular o crescimento econômico nacional.

O fio condutor do trabalho de pesquisa está referenciado na seguinte hipótese: de que forma, o discurso, enquanto uma prática, um elemento fundante do processo de ordenamento espacial constrói um território.

Associando-se para efeito desta tese, agroenergia, história e discurso: Como metodologia os temas são examinados sob a ótica da pesquisa bibliográfica e da análise do discurso tendo como ferramenta analítica o discurso em Foucault.

Da pesquisa bibliográfica obtivemos um mosaico que compôs o referencial teórico para o alcance dos objetivos específicos. Dentre os quais: a) Estudar a relação entre o discurso da modernização da agricultura e a impulsão do discurso e práticas do agronegócio; b) Analisar a forma como o discurso da competência e da produtiva geraram e geram estratégias territoriais de controle: c) Estudar a relação entre o discurso da modernização da agricultura e a impulsão do discurso e praticas do agronegócio.

A Banca Examinadora está reunida para ouvir a defesa de dissertação de Mestrado da aluna Renata dos Santos Medeiros (Geografia), cujo tema está voltado à dimensão territorial da Cia.Paulista de Trens Metropolitanos.

Colegas do curso de Geografia, amigos e familiares também vieram a fim de prestigiar a aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antônio Thomaz Júnior.

Não só a Comissão Examinadora, mas também a platéia se interessou pelo acompanhamento do trabalho de pesquisa, que a Mestranda Renata desenvolveu em sua carreira acadêmica.

Sonia Maria Ribeiro de Souza se apresenta no Anfiteatro I da FCT/UNESP para defender tese de Doutorado na área de Geografia, sendo ouvida pelos integrantes da Banca Examinadora.

Ela que desenvolveu seu trabalho de pesquisa com os benefícios da FAPESP (através da concessão de bolsa), faz sua defesa de tese de Doutorado/Geografia com conhecimento e total segurança.

A presença de familiares, amigos e colegas da Universidade foi motivo de muito incentivo, especialmente depois de concluir seu trabalho de pesquisa voltado ao Agronegócio e expansão da atividade canavieira.