set 11

O mês de Setembro começou com uma série de dissertações de Mestrado, como parte do Programa de Pós-Graduação de vários cursos mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. No dia 05 de Setembro foi a vez da aluna Carla de Souza Leão, da área de Geografia, tendo como Orientador o Prof. Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departº. de Geografia da FCT/UNESP. Foram membros integrantes da Comissão Examinadora, a Profª. Drª.Maria Lúcia Falconi da Hora Bernardinelli, do Deptº.de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP

A defesa pública de dissertação de Mestrado verificou-se no período da tarde, no Anfiteatro II. Para desenvolver a pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. O trabalho que fez parte da dissertação versou sobre “a inserção das pequenas cidades na rede urbana: o caso das cidades da região de Governo de Dracena/SP”. Conhecida tradicionalmente como “cidade-milagre” Dracena tem a segunda maior densidade populacional da região de Presidente Prudente, conforme resultados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE.

Na dissertação de Mestrado, diz a Geógrafa: “A princípio as atividades desenvolvidas estavam completamente voltadas para a produção agrícola; porém, suas funções foram se alterando, surgindo também uma diferenciação na rede urbana regional. É composta por 10 municípios com populações que variam de 2.104 a 43.244 habitantes, em que há uma nítida seletividade na localização de equipamentos urbanos e das atividades econômicas, havendo valorização do espaço em determinadas cidades em detrimento de outras.

A dissertação desenvolvida pela aluna Carla de Souza Leão acrescenta: “A cidade de Dracena passou a apresentar maior dinamicidade e concentração em relação às demais ao incorporar diferentes papeis. Hoje ela possui maior capacidade de oferecer serviços na área da saúde, educação, com um comércio mais diversificado; e apresenta o desenvolvimento de certas atividades industriais, capaz de articulá-la com outros centros urbanos, fora de sua região de influência”.

Em sua dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora, Carla de Souza Leão é ouvida atentamente pela Profª. Drª. Maria Lúcia Falconi da Hora Bernardinelli, do Deptº. de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

O Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito (Deptº. de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente) foi o Orientador e ao concluir a dissertação cumprimentou a nova Mestranda, sendo fotografado ao seu lado e dos demais colegas e familiares.