set 05

Precedido por uma boa recomendação, o Turnitin que é considerado uma ferramenta muito importante na detecção e prevenção de plágio, chegou ao Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Nada menos que 53 docentes e Pós-graduandos aguardavam essa inovação, o que já é uma realidade. Isso tornou-se possível através de uma demonstração e treinamento proporcionados pela Bibliotecária Maith Martins de Oliveira, que veio especialmente da UNESP-Bauru no último dia 16 de Agosto.

O treinamento ministrado em dois períodos – manhã e tarde – possibilitou que todos os participantes pudessem se certificar da eficiência desse novo recurso tecnológico que acaba de chegar e vai solucionar um dos problemas mais críticos da atualidade: o plágio. O Turnitin pode ser acionado por qualquer pessoa que esteja habilitada para sua utilização, desde que esteja cadastrado com sua respectiva senha; consignada ou confirmada na própria Biblioteca da Unesp. A Bibliotecária Teresa Raquel Vanali está à disposição dos interessados, para informação e orientação a respeito do assunto.

Instrumento de verificação da originalidade mostra claramente as semelhanças existentes em documentos, textos e trabalhos acadêmicos, possibilitando a todo e qualquer interessado saber exatamente se existe plágio ou não. Conforme divulgação da Coordenadoria Geral de Bibliotecas “a ferramenta é composta por outros serviços que possibilitam uma maior interação entre o docente e o aluno. Ao professor é permitido configurar quais informações serão visualizadas pelos alunos, quais serão filtradas entre demais opções”.

Ao mesmo tempo – diz a CGB – a ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns segundos. O documento/trabalho acadêmico ao ser submetido para análise de originalidade, é comparado em 3 bancos de dados:

1 — Web: Possui indexadores que rastreiam a Internet e indexa conteúdo.
2 — Bancos de dados de trabalhos de alunos: é indexado em média 150.000
documentos por dia nesse repositório de dados Turnitin.
3 — Parceiros: Os principais editores de conteúdos, bases de dados bibliográficas e
coleções de referência digital que fazem parte do banco de dados Turnitin são:
Gale, CrossRef, Emerald, Ebsco Host, GradeGuru, Sage, Acumem PI.

A Bibliotecária Maith Martins de Oliveira, da Unesp-Bauru veio até Presidente Prudente a fim de ministrar treinamento para a utilização do Turnitin por docentes pós-graduandos.

Clique para ampliar!
A nova ferramenta adotada pela Unesp para detecção e prevenção de plágio, mereceu atenção especial de todos os participantes do encontro, representado inicialmente por 53 interessados.