set 15

No último dia 09 de Setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu duas defesas de dissertações de Mestrado no Anfiteatro II. Pela manhã, foi apresentado pelo aluno Júlio César David Ferreira o trabalho inicial intitulado: “Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de Física”, que teve como Orientador, o Prof. Dr. Paulo César de Almeida Raboni, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

No período da tarde, no mesmo local (Anfiteatro II), a aluna Naiara Mendonça Leone, do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientada pelo Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº.de Educação da FCT/UNESP, apresentou defesa pública de dissertação de Mestrado. Tema da dissertação:“Necessidades formativas dos Professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência”. Para o desenvolvimento das pesquisas, os dois estudantes foram contemplados com bolsas concedidas pela CAPES e FAPESP, respectivamente.

Resumo das dissertações

Júlio César buscou uma aproximação entre os dois campos do conhecimento que envolvem diferentes gêneros de linguagem: a literatura de ficção científica e a Física. Citando Júlio Verne – seu xará – ele parte do pressuposto de que “todo professor é professor de leitura; e como decorrência, todas as formas de leitura se relacionam e criam entre si pontos de apoio para a construção de sentidos”.

Mais adiante diz o Mestrando: Existe uma proximidade entre as situações descritas por Júlio Verne e os enunciados de fenômenos físicos típicos de livros didáticos do Ensino Médio. Com algumas diferenças: a riqueza e complexidade nas quais o s textos de Verne são produzidos, com enredos que tornam os conceitos científicos altamente contextualizados e favorecem a constituição do tema, ampliando as possibilidades de compreensão do leitor.

E finalizando, ressalta Júlio César David Ferreira, no seu trabalho de dissertação de Mestrado em Educação: A aproximação entre a literatura de ficção científica e o ensino de Física no âmbito escolar, quando realizada por um mediador atento á diversidade de contextos que emanam desta relação, pode, sem dúvida, potencializar o ensino da Física concebida como cultura.

Naiara Mendonça Leone dá início à sua dissertação fazendo referência à cidade de Rancharia/SP com essas indagações: Como o Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal ? E nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? Os sujeitos participantes foram 9 professores com ate cinco anos de experiência no Magistério. A coleta de dados foi feita em duas etapas.

Posteriormente, Naiara afirma que as entrevistas constituíram importante instrumento, tanto para esclarecer e complementar as informações obtidas no questionário, quanto como possibilidade de oferecer dados originais à investigação.
Os dados relativos ao perfil dos professores e as questões fechadas – diz ela – foram tabulados com o auxílio do Programa Estatístico SPSS for Windows. E as demais informações, coletadas por meio das questões abertas do questionário e das entrevistas de grupo. Foram transcritas, organizadas, codificadas e analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo.

Pela manhã no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Júlio César Ferreira enfrentou a Comissão Examinadora para defesa de seu trabalho de Mestrado em Educação.

Duas horas depois ele concluiu sua dissertação, tendo ouvido ampla explanação formulada pelo seu Orientador, Prof. Dr. Paulo César de Almeida Raboni e outros dois integrantes da Comissão Examinadora, com aprovação geral.

No mesmo dia – no período da tarde – no Anfiteatro II da FCT/UNESP, a candidata Naiara Mendonça Leone se reuniu com os membros da Comissão Examinadora e sua Orientadora, a Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

O trabalho de dissertação de Mestrado em Educação, obteve excelente aceitação e mereceu elogiosas referências dos membros integrantes da Comissão Examinadora. Naiara foi aprovada com distinção.