set 21

No último final de semana, realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente o 15º Fórum Municipal do Idoso, através de parceria da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Prefeitura, representada pela Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Municipal do Idoso. Os trabalhos foram desenvolvidos no Auditório V, com abertura oficial às 08h00 do dia 16 de Setembro, composição da mesa e cântico do Hino Nacional Brasileiro. A seguir, apresentação artística com o Grupo de Dança “Alegria de Viver”, Projeto Idoso Feliz e participação da Profª. Márcia Rosa Dias. O cerimonial foi conduzido pelo casal Celina/João Afonso.

A partir das 08h30 houve palestra ministrada pelo Promotor Mário Coimbra, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que discorreu sobre: “O compromisso que todos devem ter com a pessoa idosa”. Seguiu-se mesa redonda, tendo a participação dos Secretários Municipais de Assistência Social (Regina Penatti); Saúde (Dr.Sérgio Cordeiro); Educação (Prof.Ondina Gerbasi); MPE (Dr.Mário Coimbra); Coordenadoria Regional do Idoso (Maria José de Souza); Delegacia de Proteção ao Idoso (Dr.Arnaldo Gonino) e Kátia Guímaro (Vereadora).

O tema em debate na Mesa redonda versou sobre: “O que temos e o que falta para um atendimento digno do idoso(a)” que a assistente social, Denise de Souza – do Conselho Municipal do Idoso – define:

1º.) – Comprometimento da Sociedade Civil e do Governo, com o envelhecimento de qualidade;
2º.) – População não recebe recursos, nem disponibilidade de serviços;
3º.) – A qualidade, capacidade e habilidades do idoso são ignoradas;
4º.) – Ações como este Fórum – deveriam ser permanentes – com a participação do Conselho Municipal do Idoso;
5º.) – Projetos, ações, propostas de intervenção e criação de serviços.

Da programação especialmente elaborada para o 15º Fórum Municipal do Idoso, destaque para uma apresentação cultural com o Grupo de Dança do Ventre – UNATI/UNESP, às 10h30; Informes e Orientação da CMI, com Maria Madalena Ortega Araujo, Conferência Regional da Pessoa Idosa, com Denise Cassiana F.Souza e Solange Andrés Morrone, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso. Mensagem final com Maria Imaculada Velasques, às 11h30 e Encerramento, às 12h00.

As reuniões do Conselho Municipal do Idoso são realizadas em Presidente Prudente, toda primeira 3ª. feira do mês na sede da Instituição (Sala do Conselho), à Avenida Cel. José Soares Marcondes, 415 – Vila Maristela – acima da ÁPEA, na Vila Maristela. Telefone: (18) 3222-3221

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura do 15º Fórum Municipal do Idoso, presenças da Profª. Ondina Gerbasi (Educação), Dr. Arnaldo Gonino (Delegacia .do Idoso) e o cerimonial com Celina e João Afonso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fala inicial da Secretária .de Assistência Social, Regina Penatti, seguida do Secretário Municipal de Saúde, Dr.Sergio Cordeiro e do Promotor de Justiça, Dr. Mário Coimbra, do MPE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na platéia, a participação de uma representação da 3ª. idade com mais de 200 pessoas. Também presentes, a Coord.Regional, Maria José de Souza e a Vereadora Kátia Guímaro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Falando o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Sérgio Cordeiro – que destaca a parceria com a Unesp – Campus de Presidente Prudente – para a realização desse evento tradicional.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.