set 25

Durante dois dias, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a 1ª. Etapa do XXIII Congresso de Iniciação Científica, que contou este ano com 249 inscritos. A abertura foi feita no Auditório V pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias e o encerramento pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

A programação previamente elaborada estabeleceu no primeiro dia (20/Setº), Abertura às 08h30, seguida de Mesa Redonda 1 com o tema: “A importância da iniciação científica na Universidade” com a participação do Prof.Dr. Carlos José Leopoldo Constantino; Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Junior e Profª.Drª.Encarnação Beltrão Sposito.

Nas horas seguintes, Painéis com as turmas A, B e C. Das 15 às 16 horas. – Palestra: “Como usar as bases de dados da Biblioteca?”. Palestrante: Márcia Regina Garcia Moreira. Das 16 às 17 horas, Palestra: “O currículo lates como ferramenta de trabalho do pesquisador”, com o palestrante convidado, Prof. Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli.

No dia 21/Setº – das 8 às 9 horas – Mesa Redonda 2 sob o tema: “Ética, Pesquisa e compromisso político” com o Prof. Dr.Antonio Thomaz Junior; Profª. Edna Maria do Carmo e Prof.Dr.Messias Meneguette Junior. Nas horas seguintes, Painéis com as Turmas D, E e F. No período da tarde – das 15 às 17 horas – Palestras. Com os mesmos temas do dia anterior. Encerramento às 17h30.

Durante a realização do Congresso – com boa participação dos estudantes de vários cursos mantidos pela FCT/UNESP – foram apresentados centenas de trabalhos de pesquisas que os próprios alunos desenvolveram. Aceitos 249 trabalhos, dos quais 232 aprovados e 53 selecionados para participar da 2ª. Etapa do XXIII CIC a ser realizado em Águas de São Pedro (Hotel Colina Verde), de 30/Outº a 01/Novº de 2011.

O comitê de recepção teve atuação destacada na Abertura da XXIII CIC, cuja abertura solene foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP.

A Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim foi a Coordenadora do evento. Ao lado, a Profª.Drª. Maria Encarnação Sposito com seu pronunciamento durante a Mesa redonda 1.

Ao lado de outros componentes da Mesa redonda 1, o Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Constantino e o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino. Do outro lado, a platéia.

A Mesa redonda 1 trouxe importantes fatos. Tema: “A importância da iniciação científica na Universidade” que envolveu toda comunidade acadêmica da FCT/UNESP.

A Mesa redonda 2 destacou como tema:”Ética, pesquisa e compromisso político”. Participação dos Profs.Drs.:Messias Meneguette Jr. Antonio Thomaz Jr. e Profª.Édna Maria do Carmo.