set 25

Tendo como Orientador, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, a aluna Claudia Yuri Pereira de Souza Tsukada – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – apresentou perante a Comissão Examinadora, sua defesa pública de dissertação de Mestrado. Foi na manhã de 4ª.feira, dia 21/Setº (a partir das 10hs), no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – com atuação também dos Profs. Drs. Paulo Fernando Cirino Mourão, da Coordenadoria Executiva da Unidade de Ourinhos e o Prof.Dr.Enéas Rente Ferreira, do Instituto de Geociências da Unesp/Rio Claro-SP.

O tema do trabalho de dissertação de Mestrado/Geografia versou sobre: “Os efeitos da expansão do Setor Sucroalcooleiro sobre o desenvolvimento de municípios da região administrativa de Marília/SP”. Para o desenvolvimento da pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. Em sua exposição, ela enfatizou que ao longo de muitos anos, a produção de açúcar e álcool recebeu imensos incentivos governamentais.

“Políticas públicas de financiamento de unidades produtivas de açúcar e álcool e a posterior retração do mercado pra o açúcar, como conseqüência da II Guerra Mundial, atreladas ao aumento nos preços do petróleo no mesmo período, incentivaram a produção nacional de etanol (anidro e hidratado), sobretudo no Estado de São Paulo, a fim de substituir a gasolina como combustível automotivo” – ressalta a Mestranda.

Depois, Cláudia diz em sua defesa de dissertação de Mestrado: Este processo levou as unidades produtivas a se implantarem em locais específicos, dinamizando algumas regiões paulistas, dentre as quais, a Região Administrativa de Marília. Uma nova atividade produtiva pode gerar efeitos a montante, a jusante, induzidos e/ou fiscais, influenciando, assim o desenvolvimento regional. “A presente dissertação intenta mostrar as relações entre a expansão do setor sucroalcooleiro e o desenvolvimento dos municípios da Região Administrativa de Marília,que possuem unidades do setor” – conclui.

O trabalho mereceu apreciação e minuciosa avaliação por parte dos componentes da Banca Examinadora. Cada página e cada tópico tiveram referência com crítica ou elogio, de acordo com o detalhamento do assunto enfocado. Mas no final, houve aprovação geral com parecer de todos os membros da Comissão, que consideraram o documento bem fundamentado, com explicitação clara dos seus objetivos.

“Trata-se de um tema relevante e a dissertação está bem escrita, com uma sequência lógica e coerente. É um trabalho bem estruturado com importante contribuição ao desenvolvimento, demonstrando capacidade e empenho da aluna” – diz o parecer final.

Claudia Yuri Pereira de Souza Tsukada, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp enfrenta a Banca Examinadora para a sua defesa de dissertação de Mestrado.

O Orientador da aluna foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que acompanhou a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, com toda a atenção.

Com aprovação geral, Cláudia recebe cumprimentos pela sua brilhante atuação, do Orientador e demais membros da Banca Examinadora, no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

E como não poderia deixar de ser, os amigos de Cláudia Tsukada também estavam lá para abraçá-la, sendo fotografados juntamente com os integrantes da Banca Examinadora.