abr 12

Num espaço de tempo que durou maios de 14 horas (das 8 às 22h30), o Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes”/CEMOSi, juntamente com o CEGET-Centro de Estudos de Geografia do Trabalho e Observatório do Trabalho “István Meszáros/OTIM”, promoveram DEBATES CEMOSI. O Evento realizado no dia 04 de Abril no Auditório da UNESP contou com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Programa de Pós-graduação em Geografia-Departamento e Conselho de Curso de graduação e Geografia e CEREST/Pres. Presidente Prudente.

A Abertura da solenidade foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, ao lado da Coordenadora, Profª.Drª.Margarete Amorim e Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, Coordenador do CEMOSi – Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sndical “Florestan Fernandes” e convidados especiais que fizeram parte da mesa principal. A seguir, foram desenvolvidos os relatos e depoimentos sobre as condições de trabalho a que estão sujeitos milhares de trabalhadores do campo.

Nos períodos da tarde e da noite, foram realizados importantes debates, prestigiados com a presença ilustre da Pró-Reitora de Extensão Universitária e Professora do Departamento de Ciência da Informação da FFC/Marília Profª. Dr ª.Mariângela Spotti Lopes Fujita e sua Assistente, Profª.Drª Tânia Regina de Luca, do Departamento de Historia da FCL/Assis e convidados. Dentre eles: Antonio José Marques , Coordenador do CEDOC/CUT e Ricardo Pires de Paula, Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. A programação desenvolvida no período da tarde foi constituída de testemunhais e debates.

No período noturno, uma nova mesa integrada especialmente para a “necessária intervenção no debate público em defesa do trabalhador no Pontal do Paranapanema: do acesso à terra, ao emprego de qualidade e melhores condições de vida e trabalho” . Participação especial de Sadi Dal Rosso, Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/ UnB; Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do Ministério Público do Traballho/MPT-Presidente Prudente; Clédson Mendes da Silva, da Coordenação Regional do MST e Antonio Thomaz Junior, Professor do Departamento de Geografia e Coordenador do CEGeT/CREMOSi e OTIM, de Presidente Prudente-Sp. Com breve intervalo para o Coffe Break, os debates tiveram continuidade até o encerramento às 22h30.

Assuntos de maior importância

Estudantes, docentes e comunidade acadêmica participaram das mesas desenvolvidas em vários períodos do dia. O Coordenador, Antonio Thomaz Jr. do Departamento de Geografia da FCT/UNESP é de opinião que os desafios são muito fortes. A começar pela questão da grilagem de terras- entre 450 a 500 mil hectares – somente no Pontal do Paranapanema. Da mesma forma, os Assentamentos estão sendo ameaçados pela excessiva aplicação de agrotóxicos lançados por aviões agrícolas, contratados por Destilarias. Abelhas que produzem mel não existem mais; bicho da seda também e cada morador recebe diariamente sua pitada de veneno lançada por via aérea, que passa a exigir uma legislação disciplinar.

O Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT e Geógrafo – foi o primeiro a chamar a atenção para o problema das políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida e trabalho das pessoas que vivem do cultivo da terra. O Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues – Procurador do Ministério Público do Trabalho/MTP de Presidente Prudente falou da Revolução Industrial, do Capital e Trabalho e outras questões trazidas ao seu conhecimento. É a história da luta dos operários. A gente precisa avançar na questão sindical e se não há confiança, nada avança – disse.

Dr.Cristiano destacou as questões sociais e as multas convertidas em beneficio da comunidade regional, através de projetos de interesse da classe trabalhadora e assistência social. Algumas dessas ações vieram em favor da FCT/UNESP – frisou. Os participantes do evento são unânimes em afirmar que os principais objetivos do encontro foram alcançados. A presença da Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita – Professora do Departamento de Ciência da Informação da FFC/Marília, juntamente com a Professora Tânia Regina de Lucca – do Departamento de História da FCL/Assis e Comissão Permanente de Gestão do PDI/RUNESP- também valorizou a realização do evento em Presidente Prudente.

O evento realizado no auditório da FCT/UNESP em Presidente Prudente teve sua abertura 0ficial presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e foi prestigiado por vários convidados.

Os objetivos do Encontro foram definidos nesse 1º momento, seguindo a programação elaborada pelos seus realizadores. Em foco: as condições de vida e situações de trabalho no Pontal do Paranapanema.

A Pró-Reitora de Extensão, Mariângela Spotti Lopes Fujita em seu primeiro pronunciamento dirigido especialmente aos estudantes e demais participantes do evento realizado na FCT/UNESP.

A importância dos Acervos documentais para as lutas em defesa dos Trabalhadores e dos Movimentos Sociais, também mereceu destaque por parte dos componentes da mesa diretora.

O Professor Sadi Dal Rosso, do Departamento de Sociologia da UnB, veio de Brasília especialmente para dar sua contribuição a esse debate que envolve o Pontal do Paranapanema e sua comunidade.

Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do Ministério Público do Traballho/MPT de Pres.Prudente também participou do evento e anunciou importantes ações em defesa da comunidade.

O Prof. Ricardo Pires de Paula, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP apresentou importantes propostas sobre o tema debatido no Auditório da Unesp, juntamente com os demais componentes da mesa.