abr 23

No período de 14 a 17 de Abril, o Centro de Promoção para a Inclusão Digital (CPIDES) e o Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) realizaram com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o II Simpósio Internacional de Educação à Distância e o IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Os dois eventos simultâneos obtiveram ampla repercussão, contando com a participação de docentes, estudantes e três renomados conferencistas. Coordenação dos Profs.Drs.: Klaus Shlunzen Júnior e Elisa Tomoe Moriya Schlunzen.

A Sessão de Abertura Oficial ocorreu às 19h30 do dia 14/Abril e foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP. Seguiu-se o pronunciamento do Coordenador, Prof.Klaus e a Conferência do primeiro convidado, o Prof.Dr.David Rodrigues, docente da Universidade Técnica de Lisboa no dia 15/Abril no Auditório da FCT/UNESP. O docente convidado, teceu considerações sobre: “Uma abordagem ecológica da Educação Inclusiva”. O assunto despertou interesse e manifestações dos participantes durante o período de Interação.

No decorrer dos dias 14 a 17/Abril foram desenvolvidas no Campus da Unesp – Presidente Prudente – diversas atividades, conforme programação previamente elaborada. Oficinas, Sessão Poster e Apresentação Oral fizeram parte dessa programação especial no período diurno. Desde a Abertura até o encerramento do evento não faltou o apreciado coffee Break.

A segunda conferência – dia 16 de Abril – foi ministrada pelo Dr. José Armando Valente, Professor da UNICAMP e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-SP; Apresentação Oral no período noturno. No dia seguinte ( 17/Abril), as atividades foram desenvolvidas no decorrer do período diurno, encerrando-se com a conferência que foi proferida no período vespertino (17h) pelo representante da Universidade Federal da Bahia, Nelson Pretto. Tema: Tecnologias Digitais: desafios para a construção de uma escola Inclusiva.

Ao se encerrar o evento, os organizadores opinaram que tudo foi além da expectativa, transcorrendo de forma altamente produtiva. Houve repercussão geral, positiva, com 350 participantes; e pelo volume de trabalhos superou o evento anterior.

A Abertura Oficial do evento realizado no Campus da FCT/UNESP, pelo Diretor, Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, ao lado do Prof.Dr.Klaus Schlunzem Junior, Coordenador.

O Coordenador, Prof.Dr.Klaus no seu pronunciamento inicial, falando sobre a importância desse evento Internacional. Também se pronuncia, o Prof.Dr.Mário H.Tarumoto.

O nº de participantes superou a expectativa: cerca de 350 inscritos, que foram envolvidos numa extensa programação. O Prof.Dr. David Rodrigues, da Universidade Técnica de Lisboa, o 1º Conferencista.

E também não poderia faltar, o 2º Conferencista especiamente convidado: Prof.Dr. José Armando Valente, da UNICAMP e Colaborador do Progr.de Pós-graduação em Educação da PUC-SP .

No encerramento deste significativo evento Internacional de Educação à Distância – II Simpósio – e IV Simpósio de Educação Inclusiva, participação do Conferencista Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia.