abr 25

Como acontece em todas as unidades da UNESP, no interior de São Paulo, o Campus de Presidente Prudente sediou no último dia 18 de Abril a reunião do Fórum de Vice-Diretores, tendo comparecido um número expressivo de participantes. O Prof. Dr. Marcelo Messias – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – que foi o anfitrião do evento, sentiu-se honrado em recepcionar colegas de todo o Estado, representantes de 30 unidades da Unesp. Nesta, que foi a 199ª reunião do Fórum, os participantes foram acolhidos carinhosamente na véspera do evento e homenageados com um Jantar de confraternização na noite de 17 de Abril.

No dia 18 (5ª.feira), os trinta Vice-Diretores cumpriram extensa programação e tiveram a oportunidade de comunicação direta com a Vice-Reitora da Unesp, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, que através de Videoconferência lançou no Fórum o Projeto “Rede Viva Melhor”, no qual se integram todos os Vice-Diretores, segundo palavras do Professor Marcelo Messias. A iniciativa busca promover hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis a toda a comunidade unespiana (servidores docentes e técnico-administrativos e alunos), pretendendo-se também que se estenda ao público externo que freqüenta a Universidade.

Sobre o lançamento da “Rede Viva Melhor” que repercute em todo o Estado e conta com a Coordenação da Profª. Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, a proposta é de envolver todas as Unidades da Unesp. Além disso, o Projeto faz parte do plano de mobilizar pessoas, identificar articuladores e agentes locais, em cada Unidade da Unesp, para depois ocorrer o processo de integração em rede e formação. Com isso, serão desenvolvidas atitudes e habilidades para os cuidados de si e uso sustentável dos recursos do planeta.

De conformidade com a criadora do Projeto “Rede Viva Melhor”, o programa representa uma iniciativa voltada à preocupação atual de melhor qualidade de vida do publico interno à Universidade. Na verdade, voltado para todos nós que nela atuamos. Como bem diz a Vice-Reitora Profª. Marilza: ”É uma atitude de saúde e sustentabilidade, que apóia a integração das unidades da Unesp; espera-se que os Vice-Diretores tenham um olhar atento e se envolvam nesse projeto”.

Além do lançamento da “Rede Viva Melhor”, que ocorreu principalmente na parte da manhã, os Vice-Diretores tiveram como pontos de pauta de discussão questões atuais e relevantes sobre o quotidiano das unidades da Unesp, dentre as quais destacamos: andamento das avaliações dos projetos de extensão universitária pela PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária, principalmente no que diz respeito às bolsas e auxílios vinculados aos projetos; realização do Congresso bianual de Extensão Universitária, programa de apoio à permanência estudantil (bolsas, auxílio aluguel, moradia); cursinhos pré-vestibular; ações e propostas da nova equipe da PROEX. Um documento síntese sobre as questões discutidas foi elaborado no Fórum, para ser levado a conhecimento e discutido na Câmara Central de Extensão Universitária – CCEU.

Em Presidente Prudente, os visitantes receberam as Boas-Vindas dos Profs.Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar!
Após concluir o Fórum de Vice-Diretores da Unesp, todos os seus participantes se reuniram no Campus Universitário de Presidente Prudente, para uma foto histórica. Aí estão: representações de trinta unidades de todo o Estado.