abr 25

Com a presença do Secretario Bruno Covas, do Meio Ambiente do Estado de São Paulo ; do Procurador da República – Ministério Público Federal – Luis Roberto Gomes; do Vice-Pres. da CETESB e Promotor de Justiça do Meio Ambiente (licenciado), Nelson Roberto Bugalho; do Representante do Prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello; do Promotor do Meio Ambiente – MPE Estadual – Marcos Akira Mizusaki; da Pró-Reitora de Extensão da Unesp, Profª. Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; do Gerente da Divisão de Assuntos Socioambientais PJM da CESP, José Aparecido de Lira e do Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que presidiu o ato de abertura no dia 19 de Abril. Foi no Auditório do Discente V no período da manhã, onde realizou-se a reunião pública sobre Resíduos sólidos urbanos e Projetos de Coleta Seletiva no âmbito do acordo MP/CESP.

Em extensão à Mesa Diretora do evento, foram convidadas a tomar assento na Tribuna de Honra as seguintes autoridades: Prof.Dr.José Eduardo Creste, Pró-Reitor Acadêmico da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; do Presidente da UNIPONTAL e Prefeito Municipal de Regente Feijó, Marco Rocha; da Superintendente da Caixa Econômica Federal – Regional de Presidente Prudente, Célia Marisa Molinari Mattos; da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Matilde Ramos da Silva e outras autoridades presentes.

Após o ato de Abertura da reunião pelo Presidente da Mesa, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, usaram da palavra: o representante da CESP, José Aparecido de Lira; a Pró-Reitora da Unesp (Extensão),Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; o Promotor do Meio Ambiente, Marcos Akira Mizusaki; o Promotor e vice-presidente da CETESB, Nelson Roberto Bugalho; o Procurador da República/MPF, Luis Roberto Gomes e o Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, que falou em nome do Governador Geraldo Alckmin, cumprindo programação de visita em outros pontos da região.

Cumpridas as formalidades de praxe foi feita a apresentação de Projetos a ser implantados, ressaltando suas proposições com detalhamento geral da situação em que os mesmos se encontram; e em vias de aprovação e execução envolvendo diversos setores da comunidade. Entre os quais, catadores e Universidades que se integraram à rede de coleta seletiva. Para compor a mesa de trabalhos, foram convidados: os Promotores do Meio Ambiente, Nelson Roberto e Marcos Akira Mizusaki; o Procurador da República/MPF, Luis Roberto Gomes; José Aparecido de Lira; Célia Maria Molinari Mattos; José Roberto Sanchez; Matilde Ramos da Silva e Prof.Dr.Antonio Cezar Leal.

Anunciados pelo Cerimonial usaram da palavra os Srs.: Luis Roberto Gomes, Marcos Akira Mizusaki e José Aparecido de Lira, seguidos por Célia Marisa Molinari Mattos, José Roberto Sanchez, Matilde Ramos da Silva e Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, da FCT/UNESP. O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas abordou o tema: “Papel da Secretaria do Meio Ambiente na elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos e o desenvolvimento de projetos nos municípios”. Os momentos finais foram dedicados ao debate dos temas apresentados durante o encontro através da Interação, onde todos puderam manifestar livremente suas opiniões.

Um grande desafio

Os resíduos sólidos urbanos constituem um grande desafio para a sociedade atual, tendo em vista o aumento de geração, os problemas ambientais e sociais diretamente relacionados ao destino inadequado. São as principais condições de trabalho que preocupam coletores e catadores, com riscos à saúde pública. Torna-se urgente a necessidade de superar essa deficiência e construir uma nova cultura ambiental, embasada em compromissos legais e éticos.

Nesse sentido, a reunião pública sobre resíduos sólidos urbanos e projetos de coleta seletiva no âmbito do acordo MP/CESP foi realizada no Campus da Unesp de Presidente Prudente, tendo por principal objetivo propiciar a interlocução entre Gestores, Promotores Públicos, Técnicos, Professores e Alunos, Catadores de Materiais Recicláveis e Comunidade, entre outros. Para compreender, debater e buscar soluções para os problemas dessa natureza, decorrentes dos resíduos sólidos urbanos em municípios do Oeste Paulista.

Sob esse contexto, os objetivos primordiais são: Esclarecer os Gestores Municipais a respeito da situação dos Projetos apresentados. Em atendimento à “Diretrizes básicas para projetos de coleta seletiva e Educação Ambiental”, no âmbito do Acordo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Companhia Energética de São Paulo/CESP.

Incentivar Técnicos e Gestores Municipais, Catadores de Materiais Recicláveis e outros parceiros a desenvolverem Atividades Conjuntas para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em cada município. Especialmente na organização de Catadores de Materiais Recicláveis e de Implantação de Coleta Seletiva.

Contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida na região. Com geração de trabalho e renda. E na disseminação de ações embasadas na Educação Ambiental.

Centro de Pesquisa e Extensão

O Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, fez ampla exposição sobre Projeto de sua autoria que traria grandes benefícios à região inteira: Trata-se da atuação das Universidades para formação e apoio à Rede Regional de Reciclagem Solidária no Oeste Paulista.

Esse projeto – segundo o Professor da Unesp – envolveria inicialmente Prefeituras e Catadores; que em sua 1ª fase consistiria na coleta seletiva – urbana e rural. Organização local dos Catadores; construção da infraestrutura e Educação Ambiental para descarte seletivo. Na 2ª etapa, Articulações das Cooperativas e Associações dos Catadores, Comercialização conjunta. E por fim, uma cadeia produtiva regional com processamento dos recicláveis pelos Catadores; e Educação Ambiental para consumo sustentável.

Nos planos propostos pelo Prof. Cezar Leal, está a implantação de um Centro de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Sustentáveis/CePeTeS. O empreendimento seria representado por um Conjunto de Laboratórios e Pesquisa da FCT/UNESP, sob administração do Departamento de Pesquisa, Urbanismo e Ambiente/DPUA, que buscaria recursos essencialmente tecnológicos. Nessa reunião pública sobre resíduos urbanos e Projetos de Coleta Seletiva no âmbito do Acordo MP/CESP, se colocou em evidência o Curso de Extensão Universitária, com Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Organização de Catadores de Materiais Recicláveis.

Em face dessa disposição, tornar-se-ia essencial: curso realizado às 6ªs feiras nos turnos da manhã e tarde. Aulas em módulos de 8 horas diárias; Teóricas, aos Sábados na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP. Aulas práticas incluiriam: visitas técnicas e elaboração de proposta de coleta seletiva municipal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório da FCT/UNESP instalou-se com a presença da Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita e destacadas autoridades, a Reunião Pública sobre Resíduos sólidos urbanos e Projetos de coleta Seletiva no âmbito do acordo MP/CESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ato de Abertura Oficial dessa reunião foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O 1º a fazer uso da palavra foi o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório da Unesp esteve superlotado e reuniu pessoas de todas as categorias profissionais. Em especial os mais interessados na solução do problema ambiental, que ouviram com atenção o que disse o Promotor Marcos Akira Mizusaki.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado do Procurador República (Ministério Público Federal/MPF), Luis Roberto Gomes e outras autoridades, fala o Promotor- licenciado do Meio Ambiente – e atual Vice-Presidente da CETESB do Estado, Nelson Roberto Bugalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Caixa Econômica Federal foi representada pela Sra.Célia Marisa Molinari Mattos, que se pronuncia, tendo ao lado, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e outras destacadas autoridades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público presente no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, acompanha a reunião durante todo seu transcorrer e ouve com atenção especial a proposta do Prof.Dr.Antonio CezarLeal, de criar um Centro de Pesquisa e Extensão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Catadores de Materiais Recicláveis também tiveram lugar de destaque junto à Mesa de Trabalhos para falar da importância do seu trabalho e o grande alcance dessa obra, que tem o apoio da Unesp, aqui muito bem representada.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.