abr 25

Com sessões de autógrafos em dois períodos – tarde e noite do dia 22/Abril – o Prof.Dr. Fábio Camargo Bandeira Villela, Docente do Departamento de Departamento de Educação da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Graduado nos cursos de Direito pela Toledo, Psicologia e Mestrado em Educação pela PUC-SP e Doutorado em Educação pela Unicamp – acaba de lançar (juntamente com a autora Ana Archângelo), sua mais recente obra: “Fundamentos da escola significativa” (Edições Loyola). Ela é Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp; graduada em Psicologia pela PUC-SP, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp.

Na apresentação deste Livro para uma platéia constituída em sua maioria por estudantes e professores do curso de Educação, disse o Prof. Fábio: “Este primeiro Livro aborda quatro temas nucleares – a escola, o ensino, a ação do professor e a questão da disciplina no interior da escola – que contemplam desde princípios gerais de uma escola significativa, até problemas comuns. Porém, graves; que afligem alunos, educadores e gestores no dia a dia da escola”.

O livro procura entender os problemas e as dificuldades dos professores em sua atividade cotidiana, esclarecer algumas de suas dinâmicas e apontar caminhos ou alternativas que possam, tanto auxiliá-los como contribuir na direção da construção de uma escola efetivamente significativa aos alunos. As soluções pensadas e propostas estão dadas na articulação entre três eixos: uma atitude empática frente ao professor e às suas dificuldades; uma compreensão teórica sobre a escola e as dificuldades apontadas pelo professor; e por fim, uma concepção pedagógica que valorize alunos, educadores e instituição escolar.

O livro Fundamentos da escola significativa – diz o Professor Fábio Villela – inaugura a coleção “Escola Significativa” e tem como propósito fornecer as bases de uma escola possível e que supere um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto, tanto pela escola como pelo aprendizado escolar. Que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país.

A discussão de fenômenos que ocorrem no interior da escola e da sala de aula está impresso em texto claro e direto. Incorpora contribuições da Psicologia e da Psicanálise para entender o cotidiano escolar, repensar a educação e favorecer o desenvolvimento amplo e pleno de cada um dos alunos, professores e toda a sociedade.

No decorrer do dia 22 de Abril, no Auditório do Discente V realizaram-se dois encontros: no horário da tarde – após as 13h30 e à noite, após às 19h00 – com palestras, debates e sessões de autógrafos. Ana Archângelo e Fábio Villela são os autores desta nova obra. Ela é também autora do Livro “O amor e o ódio na vida do Professor”, publicado pela Cortez, além de livros da coleção “O coordenador pedagógico” – Edições Loyola. Há mais de dez anos mantém vínculo com professores e alunos de escolas públicas do Estado. Fabio Villela é autor de capítulos de livros da coleção “O coordenador pedagógico” e desenvolve projetos de extensão universitária em escolas públicas do Estado de São Paulo.

O lançamento do Livro “Fundamentos da escola significativa” pelo Prof.Dr.Fábio Villela chamou a atenção pelo seu conteúdo e por abordar quatro temas nucleares: a escola, o ensino, a ação do professor e a disciplina no interior da escola.

A sessão de autógrafos realizada no Auditório da FCT/UNESP, foi desdobrada em dois períodos: à tarde, após às 13h00 e à noite, após as 19h00, precedidas de palestras e debates sobre temas, contidos nesse novo Livro de Edições Loyola.