abr 04

Na última semana ocorreu um fato inusitado: uma defesa pública de Dissertação de Mestrado estava agendada para o dia 28 de Março no Anfiteatro VI, com início previsto para as 09h00. Entretanto, aproveitando o Feriado da Semana Santa e face ao elevado índice de contaminação por Dengue, houve acordo com a SUCEN em nebulizar toda a área do campus da UNESP, incluindo o local previamente determinado para a defesa de dissertação.

Em face de determinação superior, ninguém poderia permanecer na área a ser nebulizada, tornando-se necessária a escolha de um outro local que possibilitasse a realização desse compromisso, envolvendo aluno, orientador e membros da Banca Examinadora. E a escolha recaiu no Salão de Festas do Residencial São Marcos, vizinho às dependências da FCT/UNESP, onde os trabalhos foram desenvolvidos no período da tarde.

Presente ao local designado para a dissertação de Mestrado/Programa de pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional, o candidato Marcelo de Souza Fermino, tendo como Co-Orientador o Prof.Dr. Aylton Pagamisse, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. E mais: o Prof.Dr.Maurílio Boaventura, do Departamento de Matemática Aplicada, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto e Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação doa FCT/UNESP.

Tema defendido

Marcelo de Souza Fermino, escolheu como tema para sua defesa de dissertação de Mestrado: “A transformada Wavelet na fusão de imagens de sensoriamento remoto”, assim definido: “No sensoriamento remoto, o desenvolvimento dos sistemas sensores é inerte ao fornecimento de dados com maior quantidade, qualidade e variabilidade, fazendo do processamento digital de imagens um meio para aplicação de métodos matemáticos que aprimoram os resultados já obtidos. Uma característica dos sistemas sensores é a resolução espacial de imagens pancromáticas superior à resolução espacial das imagens multiespectrais”.

O Mestrando acrescenta em sua dissertação: “Existem inúmeros métodos de fusão de imagens muito conhecidos, dentre os quais podemos elencar: IHS, YUV e métodos baseados em transformadas multiescala. Os métodos tipo IHS baseados na transformada wavelet têm gerado excelentes resultados na busca por minorar a distorção das cores no resultado do processo de fusão”.

Por fim, Marcelo ratifica: Neste trabalho é apresentado um estudo de utilização da transformada wavelet nos processos de fusão das imagens pancromáticas e multiespectrais dos sistemas sensores CBERS e Quickbird, onde é feita uma avaliação visual das imagens fusionadas, aplicando um aprimoramento sobre a utilização da transformada wavelet, testando a contribuição de transformações como GLAHE e especificação de histogramas no processo de fusão, minorando distorções de colorização e preservando detalhes espaciais; além de evidenciar particularidades que devem ser observadas quando um mesmo método é aplicado para dados coletados em diferentes sistemas sensores.

Pela 1ª vez,uma defesa de dissertação de Mestrado/Progr.de Pós-graduação em Matemática Apl.e Computacional se desenvolve num Salão de Festas.Candidato: Marcelo de Souza Fermino, tendo como Co-Orientador o Prof.Dr.Aylton Pagamisse, da FCT/UNESP.

A dissertação de Mestrado versou sobre: “A transformada Wavelet na fusão de imagens de Sensoriamento Remoto”, acompanhada pelos membros da Comissão Examinadora, colegas e amigos do Mestrando que compareceram ao “Residencial São Marcos”.