nov 11

Para defender tese de Doutorado na FCT/UNESP, o candidato Carlos de Castro Neves Neto (do Programa de Pós-graduação em Geografia) se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VII, dia 06 de Novembro, às 14hs. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia. O tema escolhido para a defesa de tese se relacionou a “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural: o Programa de Microbacias I e II no Estado de São Paulo”.

Além do Orientador – já citado – também foram partes integrantes da mesa, os seguintes membros: Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, docente da Universidade de Coimbra/Portugal; Prof.Dr.Antonio Lazaro Sant’ana, do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/SP; Prof. Dr.Clécio Azevedo da Silva, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catariana e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

A tese em resumo

Foram analisados documentos oficiais do Programa de Microbacias hidrográficas no Estado de São Paulo, elaborados mapas, aplicados 114 formulários a produtores rurais dos municípios de Dracena, Irapuru, Tupi Paulista e Junqueirópolis e realizadas entrevistas com pessoas chave –Presidente de Associações de Produtores e de Conselhos, Engenheiros Agrônomos da CATI e Diretores dos Escritórios Regionais de Desenvolvimento Rural (EDRs) de Dracena e Araçatuba. Os quatro municípios fazem parte do EDR de Dracena, o que mais recebeu recursos do Programa de Microbacias, primeira edição, em todo o Estado de São Paulo.

A segunda edição dessa política pública – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Acesso ao Mercado vem sendo mais excludente no atendimento aos beneficiários do que a anterior, haja visto o foco exclusivo nas organizações rurais,constituídas há pelo menos um ano e que tenham no mínimo 15 associados. O foco no mercado substituiu a dimensão ambiental, carro-chefe do PEMH (2000-2008); que nesse período investiu no EDR de Dracena, recursos no valor de R$15.622.019,18, o que corresponde a 14,08% do total aplicado no Estado. Com destaque para os municípios de Junqueirópolis e Dracena, que receberam os maiores investimentos.

Em sua defesa de tese, o Doutorando Carlos de castro Neves Neto diz: “Os recursos aplicados na construção de abastecedouros e fossas sépticas, assim como na aquisição de implementos e calcáreo,refletiram-se na avaliação positiva dessa política pública por parte dos 89% dos produtores rurais entrevistados. No entanto, muitos produtores reclamaram da falta de profissionais para prestarem serviços de assistência técnica e de pouca liberdade na escolha dos benefícios oferecidos pelo programa. No que tange à sua abrangência a nível estadual,apenas 15% das unidades agropecuárias foram atendidas, o que demonstra o caráter restrito dessa política pública”.

E finalizando: “Assim, o Programa de Microbacias teve sucesso apenas nos municípios que disponibilizaram recursos materiais e humanos para executarem as ações propostas. Em relação ao Microbacias II, 72% dos entrevistados não sabiam da existência do projeto; e suas primeiras ações se limitaram à aprovação de 36 iniciativas de negócios em todo o Estado. No EDR de Dracena, somente cinco organizações rurais foram contempladas. Dessa forma, os primeiros resultados apontam para uma redução no número de beneficiários e a priorização daqueles com maior inserção no mercado”.

Carlos de Castro Neves Neto, do Programa de pós-graduação em Geografia se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de tese de Doutorado, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.

O Doutorando desenvolveu sua tese tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, nesta foto, ao lado dos Profs.Drs.Lúcio José Sobral da Cunha/Univ.de Coimbra e Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

Esta sessão de defesa de tese de Doutorado/Geografia, realizada no Anfiteatro VII da FCT/UNESP reuniu grande número de colegas, amigos e familiares do Doutorando, que vieram especialmente para prestigiá-lo.