nov 25

Com a finalidade de dar atendimento às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – inaugurou no dia 22 de Novembro o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação – SIAI – que a partir de Março de 2014 estará prestando atendimento aos usuários com deficiência. O ato de inauguração foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP, estando presentes a Diretora e servidores da Biblioteca, Assessores, profissionais de comunicação, convidados e uma representação da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, constituída por professores e alunos.

O novo serviço estará oferecendo um conjunto de tecnologias assistivas que se destina às seis unidades da UNESP no interior de São Paulo, começando por Marília, Assis, Bauru, Franca, Ilha Solteira e Presidente Prudente; que são freqüentadas por docentes ou estudantes com deficiência visual, conforme levantamento realizado pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas/CGB. De acordo com o Cerimonial, conduzido por Virginia de Souza Nicoluci, foram anunciados dois pronunciamentos: de Maria Teresa Raquel Vanalli (Diretora da Biblioteca) e do Diretor da Instituição, Prof.Dr.Antono Nivaldo Hespanhol, que ressaltou a importância daquele ato. Disse também que a vontade da Administração é facilitar o acesso à Biblioteca, como aliás vem sendo feito e pode ser comprovado por todos os visitantes. E concluiu:”a gente sabe que ainda tem muitos serviços para chegar à Biblioteca”.

Dias antes da inauguração desses novos e modernos equipamentos, mais precisamente no dia 06 de Novembro, servidores da Biblioteca da FCT/UNESP passaram por um processo de capacitação e treinamento ministrado pelo Servidor, Uilian Donizete Vigentin (do Câmpus da Unesp/Araraquara). Foi para orientá-los no uso, funcionalidade e manuseio desses equipamentos da mais avançada tecnologia, que fazem parte do Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação/SIAI. Além disso, foram instaladas recentemente placas de sinalização, pisos (alerta e direcional), bem como mapa tátil na Biblioteca, tendo a FCT contribuído com a confecção de uma bancada para disponibilizar os equipamentos. Ao mesmo temo, adquiriu também um Computador com a necessária configuração para uso dos equipamentos pelos portadores de deficiência visual ou de baixa visão.

O Câmpus da FCT/UNESP foi contemplado com os seguintes equipamentos e softwares para atendimento de seus usuários: Plusteck – que possibilita a digitalização e leitura de documentos impressos; Victor Reader Stream (leitor portátil de livros): Lupa eletrônica (auxílio de ampliação ótica para pessoas com baixa visão); Linha Braille (reproduz em Braille o que está na tela do computador e conjunto básico gratuito (scanners de voz e softwares leitores de tela). A finalidade principal é a de promover o acesso de usuários com deficiência à informação utilização dos serviços oferecidos pela Bibliotecas da Rede UNESP.

O Servidor Uilian Donizete Vigentin veio especialmente da Unesp/Araraquara para ministrar treinamento e capacitação aos servidores da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente, nos dias: 06 e 22/Novº. Observe as operações.

Os caracteres que constituem o texto publicado são ampliados e projetados no vídeo, facilitando a visualização por parte dos usuários com deficiência visual ou de baixa visão. Instruções estão contidas nos folhetos distribuídos no local.

Todo esse trabalho é acompanhado com muito interesse pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol juntamente com a Diretora da Biblioteca, Teresa Raquel Vanalli, que deram amplo apoio à essa maravilhosa conquista.

Uma representação de alunos (com deficiência visual) da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente se fez presente, sob a coordenação da Profª.Eliete Margutti. Tb participam os Profs.: Luiz Carlos, Ricardo e Caroline.

Os alunos enviados pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente (Ednel, Jairo,Aline, Elizabeth e Bruno) foram os primeiros convidados a testar os novos e modernos equipamentos recebidos pela FCT/UNESP.

Enquanto se processavam os testes iniciais, o Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol foi abordado pela mídia impressa – representada pelo Jornal O Imparcial – que deu ampla cobertura a essa iniciativa em todos os momentos até o ato inaugural.

O assunto mereceu destaque também na Televisão – através do telejornalismo – com destaque especial nos programas jornalísticos da TV Fronteira e TV Band/ Regional de Presidente Prudente.

Os Jornais impressos – como o Estadão – podem ser projetados na tela com caracteres ampliados que facilitam à visualização por parte das pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Esse novo Serviço da FCT/UNESP estará funcionando a partir de Março/2014.