nov 21

Nos dias 4 e 18 de Novembro foram desenvolvidas duas defesas públicas de dissertações de Mestrado em Geografia e Fisioterapia,pelos candidatos: Herivelto Fernandes Rocha e Rafael Junges Moreira, respectivamente na Sala 37 – Discente III – e Anfiteatro III, da FCT/UNESP. O primeiro Mestrando teve como Orientador o Prof.Dr. Bernardo Mançano Fernandes (Deptº de Geografia), enquanto a Orientadora do 2º Mestrando foi a Profª.Drª.Patrícia Monteiro Seraphin (Deptº de Fisioterapia).

Atuaram ainda como componentes da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP; Profª.Drª.Larisa Mies Bombardi, do Departº de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª.Maria Tereza Nunes, do Departº de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Profª.Drª. Renata Calciolari Rossi e Silva, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Os temas definidos para as defesas públicas versaram sobre: ”Produção territorial dos assentamentos rurais no Brasil: Relação entre políticas, movimentos socioterritoriais e os assentados das reformas agrárias” (dia 04/Novº-14h00 na Sala 37-Discente III) e “Efeito de dieta hiperlipídica e de programa de treinamento e destreinamento sobre a expressão de proteínas envolvidas na captação de glicose em musculatura esquelética de ratos” (dia 18/Novº-14h00-Anfiteatro III).

Tema de Mestrado/Geografia

A defesa pública desenvolvida pelo candidato Herivelto Fernandes Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (dissertação de Mestrado), faz referencia inicial à Reforma Agrária no Brasil, num debate atual que necessita ser realizado – diz o Mestrando. “A diversidade dos territórios produzidos por esta política pública a partir das várias políticas de obtenção de terras, nos motivou a realizar este estudo. Nele vimos que a Reforma Agrária brasileira perpassa por ao menos três possibilidades, a saber: a Reforma Agrária Estrutural, que faz parte das reivindicações dos movimentos socioterritoriais; a Reforma Agrária Marginal, implementada principalmente pelos governos militares e, a Reforma Agrária Conservadora, característica dos governos democráticos no país”.

Herivelto acrescenta: “Realizamos para isso uma intensa leitura conceitual da Reforma Agrária no Brasil e no mundo.A Reforma Agrária no Brasil é um processo dinâmico inserido na disputa paradigmática entre PQA – Paradigma da Questão Agrária e o PCA – Paradigma do Capitalismo Agrário. No PQA acredita-se que os novos elementos da questão agrária justificam o debate sobre a implantação da Reforma Agrária; já o PCA nega a existência de problemas no campo que justifiquem algum tipo de alteração na estrutura fundiária e no modelo de desenvolvimento adotado no país” – concluiu.

Tema de Mestrado/Fisioterapia

O Mestrando Rafael Junges Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, depois de ampla exposição à Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III destacou em sua defesa pública de dissertação de Mestrado: “Os mecanismos de instalação e desenvolvimento dos quadros de sobrepeso – obesidade e aspectos relacionados à prevenção – têm sido bastante investigados; porém, muitas perguntas ainda precisam de respostas. Objetivos: avaliar o efeito de um programa de treinamento e destreinamento de nove semanas sobre a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose, junto com a expressão de GLUT4 e TNF-a, e conteúdo de RNAm de Sic2a4,Tnf,Pgc1 no tecido muscular em situações de treinamento/destreinamento”.

E acrescenta o defensor da dissertação de Mestrado: “Para avaliação do grau de resistência à insulina, foi realizado um teste de tolerância à insulina “in vivo” e um teste de tolerância à glicose. A avaliação estatística dos resultados foi feita através da comparação das médias, utilizando o Teste A NOVA, paramétrico, com pós-teste de Tukey. As diferenças entre os grupos foram considerados significativos quando o valor de P for menor que 0,05. Resultados: Os animais obesos apresentaram peso, adiposidade periepididimal e índice de massa corpórea superior aos animais controle, mostrando que a dieta empregada induziu à obesidade nesses grupos. Os animais O e 07 apresentaram menor sensibilidade insulínica que os demais”- finalizou.

No Anfiteatro III da FCT/UNESP, o candidato Rafael Junges Moreira faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, perante a Comissão Examinadora.

Sob orientação da Profª.Drª.Patrícia Monteiro Seraphin, o Mestrando abordou o tema:”Os mecanismos de instalação e desenvolvimento dos quadros de sobrepeso – obesidade e aspectos relacionados á prevenção”.

Na Sala 37 – Discente III – o candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Herivelto Fernandes Rocha defende dissertação de Mestrado diante da Banca Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes.

O tema abordado por Herivelto Fernandes Rocha em sua defesa de dissertação de Mestrado: “Produção territorial dos assentamentos rurais no Brasil – relação entre políticas, movimentos socioterritoriais e os assentados das reformas agrárias”.