nov 14

Pelo espaço de uma semana, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou de 04 a 08 de Novembro, o IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. O evento foi aberto oficialmente às 19hs do dia 04/Novº no Auditório do Discente V com a presença de um convidado especial: o Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/ Portugal. Ele ministrou conferência versando sobre “Cooperação pelas águas na Europa”, tendo ao seu lado na mesa principal, o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

Esse evento se realiza a cada dois anos em determinados pontos do país e do exterior. Para o próximo Workshop Internacional foi escolhida como sede a Capital do Estado do Pará, Belém. Em Presidente Prudente, houve participação de 270 inscritos. A Coordenação Geral contou com a participação do Prof.Dr. Antonio Cezar Leal; Coordenação Executiva de Renata M.Garcia, Letícia R.Trombeta e Lucinete F.Andrade. Além disso, se envolveram na Comissão Organizadora, Comissão Científica e Comissão Executiva mais de 70 docentes. Essa realização em sua 4ª Edição, teve inicio em 2007 em Fortaleza, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará e desde então passou a reunir pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes.

Os palestrantes em sua maioria ressaltaram a importância das bacias hidrográficas – tema do evento atual – como células naturais e primordiais para o pleno funcionamento dos sistemas ambientais em razão do uso irracional dos recursos naturais. A falta de saneamento básico, as práticas agrícolas inapropriadas, a geração de energia e atividades industriais inadequadas, são algumas ações que influenciam negativamente sobre a dinâmica natural de uma bacia. A Coordenação inicial foi do Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos. Posteriormente: Édson Luis Piroli; Antonio Cezar Leal; Margarete Cristiane C.T.Amorim (FCT/UNESP); Carlosandro Albuquerque de Carvalho (UEA); Salvador Carpi Jr. (UNICAMP); João Osvaldo Rodrigues Nunes (FCT/UNESP).

A Programação geral constou de Conferências, Intervenção cultural, Minicursos, Apresentação de trabalhos (Paineis) e Mesas redondas. Temas: Todos em cooperação pela água; Planejamento e Zoneamento de bacias hidrográficas; Clima e Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas e Comitês de Bacias Hidrográficas; Estratégia de Educação Ambiental na Gestão de Recursos hídricos; Pesquisas aplicadas em Bacias Hidrográficas; Planejamento e Gestão de Bacias Compartilhadas; Cooperação e conflitos pelo uso da Água na América Latina.

O número de Paineis apresentados durante a realização do IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, também foi dos mais impressionantes: 179 no total, de 04 a 08 de Novembro. As Instituições representadas foram: a Universidade de Coimbra/Portugal; ANA, UNICAMP, UNESP, Universidad de Havana/Cuba, Universidad Del Vale/Colômbia, UERN, UFPA,UFRR, UFC, MPE, ANA, UEA, SSRH/USP, WWF-Brasil, EMBRAPA, UFU, UFMS, Universidade Federal de Santa Maria/RS, Instituto Águas Paraná, Itaipu-Binacional, Duke Energy e outras.

Os Minicursos tiveram como Responsáveis: Letícia Roberta Trombeta e Fernanda Bomfim Soares, ambas, Mestrandas de Geografia da FCT/UNESP, Julian Marius Reis Thévenin (Doutorando) e Éder Pereira dos Santos (Mestrando). E ainda: Rodrigo Criado (Doutorando) e Juliana Zanata (Mestrando/Geografia), Carla Rodrigues dos Santos (Doutorando) e Camila Al Zaher (Mestranda),Tássio Barreto Cunha (Doutorando) e Ana Paula Novaes Pires (Doutoranda) e RodrigoVitor Barbosa (Doutorando em Geografia).

Encerramento do evento

Enquanto se desenvolviam atividades preliminares visando a realização de trabalhos de campo no Pantanal Matogrossense e no Pontal do Paranapanema (com duas caravanas de pesquisadores), o Prof.Dr.Cláudio Antonio Di Mauro – da Universidade Federal de Uberlândia/MG – ministrava palestra. Foi para marcar o encerramento do IV Workshop Internacional, abordando o tema:”Cooperação e conflitos pelo uso da água na América Latina”. Coincidência ou não, a abertura três dias antes deu ênfase especial aos problemas no continente europeu (Cooperação pelas águas na Europa), com o Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra.

Em sua exposição, o Prof.Dimauro lembrou que a água é um bem público que deve ser preservado: no mundo atual, 800 milhões não tem acesso à água e há os que morrem por indisponibilidade hídrica. No futuro – disse – vamos ter mais guerras pelas águas do que o petróleo. Um caso recente e bem próximo desta região do país, aconteceu em Cochabamba-Bolívia, que resultou em conflito motivado pela construção de uma Hidrelétrica na fronteira Brasil-Bolívia. Pelo simples fato de denunciar o uso indevido da água (que é um bem público), para a produção de refrigerantes por uma famosa marca mundial, o palestrante chegou a receber ameaças, inclusive de morte, se persistisse com essas denuncias.

O Palestrante também teceu considerações sobre o Novo Código Florestal – recém aprovado e em pleno vigor – criticando tudo que se fez em termos de “inovação e renovação”, que atribuiu ao ex-deputado e atual ministro Aldo Rebelo. Esse Novo Código – disse – foi vergonhoso !

Antecipando-se à formação da mesa e já na etapa final do evento, houve brilhante palestra do ex-Prefeito de Rio Claro/SP, Prof.Dr.Cláudio Antonio Di Mauro (do Instituto de Geografia/ Universidade Federal de Uberlândia/UFU). Ao seu lado, os Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal/FCT-UNESP; Édson Vicente da Silva/UFC; Carlos Alexandre Leão Bordalo/UFPA; Arnaldo Yoso Sakamoto/UFSC; Arquimedes Peres Filho/UNICAMP e José Sobreiro Jr (AGB). Do debate final, movimentada participação dos presentes, com perguntas e oportunas considerações da platéia representada por docentes e alunos graduados e pós-graduados em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, anuncia a abertura oficial do IV Workshop Internacional sobre Planejamento Sustentável em Bacias Hidrográficas, ao lado do Conferencista especialmente convidado, Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Coordenador Geral do evento, Prof.Dr. Antonio Cezar Leal – da FCT/UNESP – ressalta a importância do tema escolhido para ser pesquisado e esclarecido através de trabalhos científicos apresentados pela primeira vez no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop Internacional promovido a cada 2 anos, atinge 4ª versão. A 1ª ocorreu em Fortaleza em 2007 e a próxima já está programada para 2015 em Belém do Pará. O Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli destaca a situação climática. Outros temas também são apresentados e debatidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Recursos Hídricos é a especialidade do Prof.Dr.Walter Tesc, que trouxe novos e importantes esclarecimentos sobre o assunto, sob o olhar do Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr (da FCT/UNESP). Enquanto isso, outros temas entram em exposição, avaliação e debate no IV Workshop.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Conferências, minicursos, painéis e mesas redondas foram constantes durante a realização do IV Workshop Internacional sobre Planejamento Sustentável em Bacias Hidrográficas , de 04 a 08 de Novembro no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– De todos os pontos do país, vieram representantes. Além da grande representação de Universidades Públicas – Federais e Estaduais – houve também participação de outras instituições, inclusive do Exterior, como: Portugal, Cuba, Colômbia e outros países latino-americanos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr ressaltou os problemas ambientais da atualidade, onde o alvo de maior concentração é a região do Pontal do Paranapanema, coberto em grande parte pelos canaviais; com sérios problemas que envolvem a contaminação do ar, do solo e das águas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na escolha da futura sede do V Workshop, sagrou-se vencedora a Capital Paraense, Belém. O próximo evento ocorre daqui a 2 anos. Enquanto isso, estão sendo avaliados os resultados alcançados com a realização da 4ª versão, tendo a cidade de Presidente Prudente como sede oficial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes da conclusão dos trabalhos no Auditório da FCT/UNESP com os preparativos para o trabalho de campo no Pantanal Matogrossense e no Pontal do Paranapanema por 2 grupos de pesquisadores, uma foto como lembrança do evento realizado em Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas últimas fotos para documentar o êxito de mais uma realização, a certeza de que tudo correspondeu à expectativa. De acordo com as palavras do Coordenador Geral, Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, a UNESP cumpriu plenamente seu papel. E juntos: o Prof.Lúcio (que abriu o evento) e o Prof.Cláudio (que o encerrou com chave de ouro).

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.