nov 17

Com uma série de palestras que reuniu personalidades de destaque no setor de pesquisas e políticas públicas, o Programa de pós-graduação em Educação, da FCT/UNESP promoveu nos dias 06, 07 e 08/Novembro, o VIII Seminário de Pesquisa do PPGE 2013, aberto oficialmente no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ao todo, foram cinco palestras, sendo três no dia 06/Novembro com os Profs.Drs.: Suely Amaral Mello, Graziela Zambão (ambos da Unesp/Marília); Ari Fernando Maia (Unesp/Bauru); Júlio Diniz Pereira (UFMG) e Manuel Sarmento (Universidade do Minho/Portugal).

Atuando como Mestre de Cerimônia, Juliana Zechi agradeceu a presença de todos, a participação dos discentes (Mestrandos e Doutorandos) e dos docentes do PPGE que contribuíram para a realização do evento. Foram convidados e fizeram parte da mesa: o Prof.Dr.irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, Coordenadores do PPGE; Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes e Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce, membros da Coordenação do VIII Seminário de Pesquisa/PPGE.

Citada nominalmente – embora estivesse ausente por compromissos no Exterior – a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite foi lembrada por ser a docente que no ano de 2006 coordenou a primeira versão do Seminário de Pesquisa do PPGE, de comum acordo com o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes. Ambos foram homenageados durante a solenidade de abertura. A Professora Yoshie se fez representar pela sua ex-Orientanda, Carla Regina Caloni Yamashiro.

A seguir, foi convidada a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório – membro da Comissão Organizadora – para a homenagem ao Prof.Alberto, que se encontrava presente prestigiando o evento. Nessa altura, foram também convidados a receber homenagens o Prof.Dr.Divino José da Silva e o Doutorando Marcos Vinicius Francisco, que no dia 29 de Outubro/2013 foi o 1º a defender tese de Doutoramento do PPGE, tornando-se assim o 1º Doutor em Educação pela FCT/UNESP.

A cerimônia de abertura solene do VIII Seminário de Pesquisa do PPGE/2013 também reservou uma surpresa muito especial: homenagear a Profª.Drª.Maria Suzana de Séfano Menin, pelos anos de trabalho em prol da formação humana e da construção do conhecimento, na formação e construção social e humana, via Educação. À Educadora homenageada, por ter cumprido dignamente sua função social ao longo dos últimos treze anos do PPGE, enfatizando a importância e o nosso legado histórico (como Coordenadora), foi entregue uma Placa de Prata, simbolizando o reconhecimento e os agradecimentos pelos seus méritos e dedicação.

Representante de Portugal

Estando presente no Anfiteatro I – e na condição de convidado especial – o Prof.Dr. Manuel Sarmento, docente da Universidade do Minho/Portugal pronunciou palestra versando sobre: Práticas e pesquisas em educação: Interlocução com a sociologia da infância”. Os temas anteriormente abordados foram: Implicações da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Infantil; Política de avaliação em larga escala no Estado de São Paulo e Gestão Escolar; Questões éticas na pesquisa em tempos de pós-modernidade e a Construção do campo da pesquisa sobre formação de professores.

No último dia do evento (08/Novembro, realizou-se no Anfiteatro II –Discente IV – o 1º Seminário de Pesquisa para Doutorandos Linha 1 e demais participantes do evento. Foram responsáveis por essa realização os Profs.Drs.: Arilda Inês Miranda Ribeiro, Divino José da Silva, Maria de Fátima Salum Moreira, Maria Suzana de Stéfano Menin, Renata Maria Coimbra Libório, Rosiane de Fátima Ponce e o ilustre representante da Universidade do Minho/Portugal, Prof.Dr.Manuel Sarmento. Na Coordenação: Profs.Drs.:Alberto Albuquerque Gomes,Irineu Tuim Viotto Filho, Maria Raquel Miotto Morelatti e Rosiane Fátima Ponce.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O VIII Seminário de Pesquisa do PPGE/2013 foi aberto oficialmente na noite de 07/Novembro no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu grande número de participantes, tanto discentes como docentes integrados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Nessa noite, um dos homenageados foi o Doutorando Marcos Vinicius Francisco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também homenageada com um Cartão de Prata, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stéfano Menin, 1ª Coordenadora do Programa de Educação na FCT/UNESP, com total dedicação à atividade profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sorriso estampado no semblante de cada um, é mais do que uma prova do contentamento pelo dever cumprido em reconhecimento pela grande contribuição prestada ao desenvolvimento, enfatizando nosso legado histórico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Numa solenidade pública, onde pessoas ilustres são homenageadas é praxe: passar a palavra aos que mereceram alguma honraria. E não poderia ser diferente: os homenageados – começando pela Profª Drª. Maria Suzana – externam agradecimentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As palavras proferidas nesse ato significativo, são ouvidas com o máximo de atenção. Existe até mesmo, um acompanhamento mais minucioso por parte de alguns interessados, que registram tudo no papel, para não perder um só detalhe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Suzana de Stéfano Menin – segundo a Coordenadora do PPGE, Maria Raquel Miotto Morelatti vem se empenhando com todas as forças pelo Programa de Educação na FCT/UNESP desde os primeiros dias de sua implantação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra mais importante do Seminário de Pesquisa foi conferida a um ilustre visitante: o Prof.Dr. Manuel Sarmento, docente da Universidade do Minho/Portugal. Ele falou sobre Práticas e Pesquisas em Educação: Interlocução com a Sociologia da Infância.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.