nov 17

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, a candidata Rejane Ennes Cicerelli – do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – se apresentou perante a Comissão Examinadora, especialmente reunida dia 14 de Novembro (13h30), para a defesa pública de sua Tese de Doutorado. A Orientadora é docente que integra o Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além da Orientadora acima citada, fizeram parte da Banca Examinadora: o Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai e Prof.Dr.Enner Hereno de Alcântara, ambos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Walter Pereira Filho, docente da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS e Profª.Drª.Luciana de Resende Londe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI.

O tema escolhido para a tese foi: ”Estudo da ocorrência de Cianobactérias em Ambiente Aquático Continental por meio da inferência do Pigmento ficocianina”, assim resumido: No caso das cianobactérias, a presença exclusiva do pigmento ficocianina tem permitido o desenvolvimento de pesquisas com enfoque na discriminação de cianobactérias a partir de suas respostas expectrais peculiares. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o comportamento sazonal de cianobactérias por meio da inferência do pigmento ficocianina, utilizando dados multifonte.

Os resultados mostraram que dados multifonte de Sensoriamento Remoto – mesmo em diferentes níveis de aquisição – permitem inferir a presença de cianobactérias, por meio do pigmento fitoplanctônico ficocianina. Contudo, sua detecção está condicionada à ocorrência em concentrações mínimas.

Pela análise por meio de medidas fluorimétricas da concentração do pigmento ficocianina, percebe-se que sua distribuição é variável ao longo do reservatório, independente da concentração. De acordo com os resultados, seu comportamento sazonal, dependente de diversos fatores climáticos que inter-relacionados propiciam condições ideais para proliferação e dispersão ao longo do reservatório.

Para concluir diz a Doutoranda Rejane Ennes Cicerelli: “Os métodos de análise expectral por derivadas e razão de bandas, mostram ser efetivos para extração de informações relacionadas à ficocianina em curvas de reflectância, principalmente na região espectral de 630 e 650 nm. As análises por imagens multiespectrais RapidEye e MODIS obtiveram satisfatórios resultados apenas para detecção de clorofila a”.

Perante a Comissão Examinadora se apresenta a candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Rejane Ennes Cicerelli em defesa pública de Tese para obtenção do título de Doutorado.

O tema desenvolvido na Sala de Apresentação de Projetos/Deptº de Cartografia versou sobre: Estudo da ocorrência de Cianobactérias em Ambiente Aquático Continental por meio da inferência do pigmento ficocianina”.

Rejane teve como Orientadora, a Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP. Para prestigiá-la, estiveram também presentes, colegas do curso de pós-graduação, amigos e familiares.