nov 24

O livro “Leitura Literária na Escola – Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento” que é dividido em 8 capítulos – e reune autores de várias Universidades brasileiras – entre os quais Renata Junqueira de Souza, Professora. Assistente Doutora da FCT/UNESP acaba de ser adotado pelo MEC através do PNBE do Professor/2014. Com isso, a obra literária constituida de 250 páginas será distribuida às principais Bibliotecas Públicas do país, num total de 149.510 exemplares. Trata-se do 1º lançamento editorial realizado em 2011 pelo CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). E cada capítulo define o gênero; e depois o desenvolvimento das atividades que visam a fomação – teórica e prática – do Professor conhecedor desse gênero.

A Professora Renata Junqueira de Souza, que assina como principal autora desse livro juntamente com Berta Lúcia Taglian Feba, é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto) é Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul e Doutora em Letras pela UNESP/Assis-SP.Possui Pós-Doutorado pela University of British Columbia e Ohio State University. Profª.visitante da Universidade do Minho-Portugal e atual Profª.Assistente Doutora da FCT/UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos temas: leitura e ensino, literatura e ensino, estratégias de leitura, poesia e ensino.

A Profª Renata tem as seguintes publicações (com livros editados) sob organização do Mercado de Letras: Biblioteca Escolar e Práticas Educativas (2009);Ler e Compreender Estratégias de Leitura (2010). Ela é Líder do grupo de pesquisa e de projetos do Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil / CELLIJ, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP. Ela explica como se deu a escolha do livro: “Este ano o MEC abriu licitação para que as Editoras inscrevessem os livros no Programa Nacional de Biblioteca Escolar/PNBE do Professor/2014. Foi montado pelo MEC um acervo para colocar os livros selecionados para o Programa das Bibliotecas em todas as escolas do país, começando pelo Ensino Fundamental. Antes, ou seja em 2009, outro livro foi adotado por esse mesmo Projeto e o Estado de São Paulo fez aquisições para suas Bibliotecas em número superior a 70 mil exemplares.

Em relação ao livro mais recente, adotado pelo MEC para posterior distribuição em número equivalente às Bibliotecas Públicas sob controle do Ministério da Educação e Cultura (em número aproximado de 150 mil exemplares), a Profª Renata cita os gêneros de abordagem: 1) – Cordel. 2) – Livro de imagens (só ilustrações); 3) – Livro brinquedo/outro gênero; 4) – Conto de fadas: 5) – Narrativas certas; 6) – Fábula (como trabalhar em sala de aula); 7) – Narrativas míticas (trabalhos com mitos gregos/odisseia/tudo para criança; 8) – História em quadrinhos/teoria; o que é e o que leva para a sala de aula. Nesse trabalho, o envolvimento de autores que representam diversas Universidades Federais, como: a UFMS, UFOP, UFCG, UFPL, UFCS, além de alunos de Mestrado e Doutorado do CELLIJ da FCT/UNESP.

Uma análise geral da publicação

As criações recentes, de que se ocupa essa publicação (as histórias em quadrinhos, os livros de imagens, as narrativas curtas e os livros-brinquedo) como que rompem com os limites do livro, valendo-se do cruzamento de códigos vários para contaruma história e promover uma experiência de leitura lúdica às crianças. Nesse sentido, elas quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alternativas de interação entre textos e leitores. De certo modo, há uma recuperação da relação original do ser humano com a arte: novas linguagens que se aliam às palavras são feitas de cores e formas, luzes esombras, movimentos e balões, alterando o conceito de livro infantil e restaurando a liberdade do contato prazeroso com o objeto estético. Talvez aí residam as razões de terem caído tão bem no gosto do público. (Vera Aguiar)

A ideia de escrever um livro que reunisse diversos gêneros textuais surgiu há muito tempo. No entanto, não bastava escrever capítulos que definissem esses gêneros. Nós privilegiávamos dois aspectos: que este livro fosse escrito por membros do grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e que esses artigos conseguissem estabelecer um diálogo entre o gênero textual e a prática em sala de aula. O CELLIJ foi criado em 1996 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, e sempre esteve à frente de projetos que discutem leitura, interpretação, produção de textos e literatura infantil e juvenil entre professores e crianças. Professores que, por muitas vezes, têm a oportunidade de vir ao Centro para cursos de formação continuada ou em serviço, e crianças que frequentam o CELLIJ participando de projetos de contação de histórias, produção de textos e de incentivo à leitura.

Os integrantes do Centro são discentes de doutorado, mestrado, professores da rede municipal e estadual de ensino e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia que, motivados por discussões acerca do ensino da leitura e da escrita em séries iniciais, aceitaram escrever este livro com alguns convidados especiais. Tais convidados são professores e pesquisadores da área da leitura, escrita, literatura, alfabetização e letramento de várias Universidades do país que direta ou indiretamente interagem com os projetos desenvolvidos pelo CELLIJ.

O livro, neste sentido, contribui para ampliar os conhecimentos do professor para que possa unir teoria e prática da leitura da literatura no espaço escolar. Ainda, a publicação deste material demonstra o comprometimento do Centro com a formação continuada de professores das séries iniciais. Assim, nos artigos que compõem este livro temos como objetivo principal discutir a configuração de diversos gêneros textuais e propor atividades que possam levar os alunos das séries iniciais a compreender o texto literário de modo mais proficiente e, sobretudo, a ler na perspectiva do letramento literário. Esperamos, portanto, que professores e mediadores de leitura possam fazer uso desse material e levar seus alunos à verdadeira função da leitura literária: sensibilidade estética, diversão e prazer.

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O livro mais recente da Profª Renata Junqueira de Souza, foi adotado pelo MEC através do Programa Nacional de Biblioteca Escolar/PNBE do Professor/2014. A notícia é de repercussão nacional, pois a aquisição já confirmada é de aproximadamente 150 mil exemplares.

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A licitação pelo MEC para que as Editoras se inscrevessem, representou o primeiro passo. Depois, a confirmação que trouxe a maior euforia para a autora da obra literária, juntamente com os demais participantes que representam as mais importantes Universidades Federais brasileiras.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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