jun 24

Reunindo representações de várias unidades da Unesp, USP e UFSCar foi comemorado por antecipação na Praça 9 de Julho em Presidente Prudente, o Dia do Químico. A Coordenação foi da Profª.Drª.Beatriz Eleutério Goi (Tutora do Grupo PET/Química e Física), da FCT/UNESP.

As atividades foram desenvolvidas no dia 14 de Junho, no período das 9 às 13hs pelos Grupos PET do Estado de São Paulo, com a realização de um trabalho conjunto, em cumprimento às metas do Projeto “Química na Praça” em sua 6ª Edição anual.

O objetivo principal do Projeto é divulgar a ciência química para a população leiga e aproximar a Química das pessoas. Trata-se de um evento dos mais importantes desenvolvido em vários pontos do Estado e que é promovido em Junho, em datas próximas ao dia 18, quando se comemora o Dia do Químico.

Em 2014 o projeto teve a participação de alunos do Grupo PET Química e Física da FCT/UNESP; da USP (Câmpus de Ribeirão Preto e São Carlos); da UFSCar (Câmpus de São Carlos e Araras) e da UNESP (Câmpus de Araraquara e São José do Rio Preto).

Na Praça 9 de Julho, onde se concentrou grande número de pessoas interessadas houve um trabalho unificado das equipes, tanto da cidade como de outras regiões do Estado. Destaque especial para o Prof.Dr.Hidetaki Imasato, da Universidade de São Paulo – Tutor do Grupo PET Química – do IQSC/USP que se integrou ao esquema previamente organizado.

Tenda que chamou a atenção

Quem passou pelo Calçadão da Maffei na manhã de Sábado (dia 14), se deparou logo cedo com uma tenda branca e muitos jovens uniformizados com jalecos brancos, como se fossem membros de um Posto de Enfermagem ou Atendimento Médico. Eles nada mais eram do que estudantes de graduação e pós-graduação de Física, Química e Biologia. Eram dezenas de moças e rapazes, prontos para dar explicações ao público e mostrar o que são capazes de realizar em termos de Química.

Na Coordenação, a Professora Beatriz Goi – Tutora do Grupo PET Química da FCT/UNESP – e outros Coordenadores de Grupos PET do Estado de São Paulo (visitantes). Entre os quais, o Tutor do Grupo PET da USP, Prof.Imasato, que veio a Presidente Prudente pela primeira vez como representante de sua instituição de ensino superior, deixando a cidade com a promessa de retornar em outras ocasiões.

Em meio às demonstrações, gente de todas as faixas etárias. Desde crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, interessados em conhecer o trabalho desenvolvido em termos científicos, especialmente da Química, Física e Biologia. E todos que lá compareceram ficaram bem impressionados e agradecidos pela oportunidade desse contato com a ciência.

Num outro lado da tenda, capítulo especial para o Tratamento da Água. Um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que fique em condições adequadas para o consumo. A água é uma matéria prima finita e não renovável que necessita de conservação. E ainda: floculação (mini-estação de tratamento); a “quase” lâmpada de lava, com mistura de gás carbônico; a síntese do poliuretano; condutividade elétrica e conseqüência do descarte inadequado de medicamentos, dentre outros.

A opinião da Coordenadora

A Coordenadora do evento realizado em 14 de Junho, Professora Beatriz declarou que o Projeto “Química na Praça” deste ano, serviu para demonstrar a química do cotidiano para a população. Com isso, houve excelente receptividade por se tratar de uma aproximação com a Ciência. Conseqüentemente, todos os componentes do Grupo PET trabalharam muito bem (em equipe), mesmo sendo de diferentes Universidades Públicas.

Disse mais a Coordenadora: “O evento foi um sucesso e atingiu seus objetivos de levar à população a ciência do dia a dia, mostrando que a Química é muito boa”. A promoção foi bem divulgada e teve ampla repercussão, graças ao apoio das redes sociais, ressaltando também o SP- TV da Fronteira, o Jornal O Imparcial e outros veículos de comunicação.

A próxima realização do Projeto “Química na Praça” da FCT/UNESP, segundo a Profª. Drª. Beatriz Eleutério Goi – está previamente marcada para o mês de Junho de 2015, com muitas inovações.

Sob a coordenação da Profª.Drª.Beatriz Eleutério Goi, realizou-se na Praça 9 de Julho em Pres.Prudente, comemoração alusiva ao Dia do Químico.

As demonstrações por estudantes de graduação de Química,Física e Biologia tiveram excelente receptividade junto à comunidade local.

Um aspecto dos mais importantes no Projeto “Química na Praça”da FCT/UNESP foi constituído pela demonstração prática junto às crianças.

Os jovens também acompanharam com o maior interesse todas as demonstrações efetuadas durante a realização do Projeto “Química na Praça”.

Coordenadores de Grupos PET Química e Física do Estado de São Paulo se integraram nesse “Mutirão”, inclusive o Prof.Dr.Hidetaki Imasato, do IQSC/USP.

A presença do Dr.Hidetaki Imasato – que representou a USP – foi muito importante, razão pela qual mereceu destaque especial da imprensa e TV.