jun 12

O Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou na última semana (mais propriamente no dia 03), a 1ª de dissertação de Mestrado do mês de Junho, defendida publicamente pelo candidato Tony Aparecido Moreira. De forma surpreendente o Anfiteatro II ficou superlotado, estando presentes além dos integrantes da Comissão Examinadora, grande número de colegas do Mestrando, alguns docentes, os pais e amigos do então candidato ao Mestrado.

O Orientador foi o Prof.Dr.José Milton de Lima, docente da FCT/UNESP e membros da Banca, a Profª.Drª.Sandra Regina Simonis Richter, da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC – Santa Catarina e Profª. Drª. Renata Maria Coimbra Libório, da FCT/UNESP. O tema escolhido para o desenvolvimento de um trabalho vinculado à linha de pesquisa e investigação foi denominado “Imaginação e Protagonismo: Estreitando os vínculos entre adultos e crianças”, que Tony Aparecido Moreira defendeu de forma brilhante.

O estudo foi realizado em duas Instituições de Educação Infantil nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado/SP. A investigação – segundo diz o Mestrando – teve como objetivo principal, a promoção de uma maior compreensão da linguagem imaginativa das crianças por parte dos sujeitos das duas Instituições investigadas. E por conseqüência, uma produção conjunta de conhecimentos sobre a linguagem imaginativa infantil como subsídio para práticas educativas mais próximas aos interesses e necessidades das crianças.

Tony acrescenta que foram desenvolvidas brincadeiras, jogos de fantasia, contação e criação de histórias em intervenções semanais, com crianças de 2 a 6 anos de todas as turmas de Educação Infantil das duas Instituições investigadas. “Identificamos que são necessários mais esforços para compreender a linguagem imaginativa infantil e cooperar com o seu desenvolvimento. Esperamos por meio deste estudo, motivar outras investigações sobre o imaginário infantil e contribuir para que a Educação para a imaginação seja uma realidade permanente nas escolas e um compromisso de toda a sociedade” – finalizou.

O Mestrando Tony Aparecido Moreira fez a 1ª defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação do mês de Junho (dia 03/9hrs), tendo como Orientador o Prof.Dr. José Milton de Lima, da FCT/UNESP.

Integrando a Banca Examinadora, as Profªs. Drªs.Sandra Regina Simonis Richter e Renata Maria Coimbra Libório, da Universidade de Sta.Cruz do Sul/SC e FCT/UNESP, respectivamente. Tony ouve com atenção.

Aspecto do público que compareceu ao Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – onde se desenvolveu a defesa pública de dissertação de Mestrado.

A platéia que superlotou o Anfiteatro durante a sessão plenária de defesa de dissertação de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação. Ao ser declarado Mestre em Educação e receber o abraço carinhoso de seus pais, Tony chorou de emoção.

Colegas de curso, amigos e companheiros de todas as horas também compareceram levando seu apoio e solidariedade, com esta faixa especialmente produzida. E a foto de encerramento, em companhia do Orientador e integrantes da Comissão Examinadora.