jun 11

Na sede da OAB-SP – Regional de Presidente Prudente – registrou-se na noite de 26 de Maio a abertura da XVI Semana da Estatística e IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística – com a finalidade de comemorar os 30 anos de existência do curso de Estatística na FCT/UNESP. O ato solene reuniu grande número de participantes, tendo na mesa principal, dirigentes do Departamento de Estatística, Coordenadores do curso, docentes e convidados. Entre os pioneiros, o Prof.Dr.Mario Tarumoto e a Profª.Dr.Vilma Tachibana.

A programação comemorativa dos 30 anos do curso de Estatística, começou com palestras (em número de cinco no primeiro dia). Depois alternaram-se, prosseguindo até o término da semana no dia 31 de Maio, com minicursos, novas palestras, apresentação de posters, cases e mesas redondas que envolveram egressos dando testemunho de sua dedicação à Estatística, culminando com o exercício profissional atual. Reunindo alunos e ex-alunos foram realizadas no Câmpus da Unesp, três mesas redondas nos dois últimos dias do evento.

Uma das palestras que mereceu destaque e maior interesse da platéia enfocou o tema: Google Maps, Geotecnologias e o Mundo Corporativo, proferida na tarde de 27/Maio pelo Gerente de Marketing da GeoAmbiente Google Enterprise, Felipe Seabra. Tema abordado: “Google Maps Geotecnologias e o Mundo Corporativo”.

Nesse encontro patrocinado pelo Conselho de curso de Ciência da Computação da FCT/UNESP, ele foi assessorado pela Engenheira Cartógrafa da Unesp (PhD em fotogrametria pela Universidade de Londres), Profª.Drª. Arlete Meneguette, Mapeadora voluntária e Revisora Especialista Regional do Google Map Maker, com excelente participação no evento comemorativo aos 30 anos da Estatística.

Um relato retrospectivo

Compondo a mesa diretora e na condição de representante do Deptº de Estatística – criado há 2 anos e 5 meses – a Professora Vilma Tachibana cumprimentou todos os participantes e apresentou um relato retrospectivo. Agradeceu inicialmente o convite recebido para a abertura do IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST e da XVI Semana da Estatística e recordou que antes da criação do curso de Estatística, um grupo de docentes do Deptº de Matemática (trabalhando na área de Estatística) eram três ou quatro: Helena Otani, Elenice Biazzi e Antonio Assiz Carvalho (Toninho), e principalmente a Professora Helena Otani Sakamoto, que liderou o projeto de criação do curso de Estatística, entre 1981/82.

Com a aprovação do curso de Estatística foi contratado o Prof.Dr.Odécio Sanchez, primeiro professor doutor do curso de Estatística. No 3º ano, vieram Luiz Carlos Benini,Therezinha Guedes e eu (Vilma Tachibana). Hoje, para ser contratado em tempo integral na Unesp , o professor tem que ter o título de Doutor – (ou seja: pelo menos 6 a 7 anos de estudos), além da graduação. Depois de 1995, não houve mais mudanças e sem permanência dos docentes contratados.

Com a última contratação do Prof.Édison em 1996, todos estão pelo menos há 18 anos na FCT; e a grande maioria cerca de 20 anos. “É um Departamento com professores que trabalham juntos há muito tempo, ensinando noções de Estatística para vários cursos. Isso consolida o curso de Estatística, formando estatísticos de qualidade que disputam vagas de emprego com a mesma competência que os estatísticos formados pelas co-irmãs: USP, Unicamp e Univ.Federal de São Carlos/UFSCar” – ressaltou.

Em seu discurso na abertura da XVI Semana da Estatística, a Profª Vilma Tachibana lembrou que o curso de Estatística foi criado dentro do Departamento de Matemática. E só incorporou o nome Estatística, depois de quase 20 anos. Foi quando oficializou sua denominação: Departamento de Matemática, Estatística e Computação. Nessa época – diz – o Departamento era responsável pelos cursos de Licenciatura em Matemática, Diurno e Noturno, Estatística e Ciência da Computação, com 43 professores. Foram eles que através das áreas de Matemática e Computação decidiram constituir um Departamento, restando aos docentes da área de Estatística formarem um novo Departamento.

A legislação vigente nessa época exigia pelo menos 15 docentes para formação de novo Departamento. Eram 23 docentes na área de Estatística e tivemos a vinda dos professores Klaus Schlunzen, Elisa Morya Schlunzm e Silverly Salomão Neia, constituindo assim um Departamento com 16 docentes. Hoje, o Departamento de Estatística tem professores atuando em todos os 12 cursos da FCT/UNESP. O Departamento de Estatística parabeniza todos os professores e alunos, responsáveis pelo curso que está completando 30 anos; e coloca-se à disposição de todos pela continuidade. Parabéns à Comissão Organizadora e que todos aproveitem bem o evento.

Mesas redondas

De acordo com a programação previamente elaborada, foram realizadas três mesas redondas nos dias 30 e 31 de Maio, envolvendo ex-alunos do curso de Estatística nos últimos 5 anos. Muitos deles já ocupam posições de destaque na área profissional nos maiores centros do país. Os “egressos deram um show” ao revelar seus testemunhos, ou nas respostas às indagações da platéia presente no Anfiteatro do Discente V, com temas os mais variados.

O Prof.Dr.Mário Tarumoto – que é um dos pioneiros – opinou que a profissão de Estatístico é uma das mais atraentes do Brasil. Só perde para a Medicina em relação à salários e procura de profissionais. Um profissional da área – disse – ganha em média 6 mil reais por mês. Nestas 3 décadas de existência do curso de Estatística na FCT/UNESP, 330 alunos se formaram e hoje estão atuando no mercado. E ele é parte dessa conquista, pois há 25 anos é um dos docentes do curso de Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para marcar a passagem dos 30 anos do curso de Estatística da FCT/UNESP foi realizada sessão solene comemorativa na sede da OAB-SP/Regional de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foi um encontro histórico, onde a Profª.Drª.Vila Tachibana, fez um retrospecto destacando a importância e o alcance do curso de Estatística, desde sua implantação no ano de 1984.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão solene dos 30 anos do curso de Estatística foi bastante prestigiado, reunindo docentes, alunos e ex-alunos que também participaram do Simpósio e Semana da Estatística na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta oportunidade, houve união de esforços para a realização do IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística – e XVI Semana da Estatística – 30 anos do curso de Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença e participação de Felipe Seabra (Geógrafo e Gerente de Marketing da GeoAmbiental/vinculada ao Google), juntamente com a Profª.Drª.Arlete Meneguette, valorizaram o evento através de suas palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do evento, realizado durante uma semana no Auditório do Discente V foram promovidas três mesas redondas, com alunos formandos do curso de Estatística nos últimos 5 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A Coordenação do curso de Estatística juntamente com o Departamento de Estatística uniram as forças para o êxito de mais um evento; e por isso, externam seus agradecimentos a todos os alunos, ex-alunos e demais participantes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.