jun 29

Durante o mês de Junho de 2014 ocorreram na FCT/UNESP apenas quatro defesas públicas de Dissertação de Mestrado , com predomínio na área relacionada ao Programa de pós-graduação em Educação. A candidata Keith Daiani da Silva Braga desenvolveu trabalhos de pesquisas em doze Escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental II e Médio, situadas na área territorial de Presidente Prudente que denominou: “Homofobia na Escola: Análise do Livro de Ocorrência Escolar”. Foi sua Orientadora nessa defesa pública, a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

A dissertação levada a efeito na tarde de 05 de Junho, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – contou também com a participação como componentes da Comissão Examinadora, o Prof.Dr.Márcio Rodrigo Vale Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande/UFRS e Profª.Drª.Tânia Suely Marcelino Brabo, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (por Vídeo Conferência).

O presente estudo foi financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – buscando atender objetivos específicos a partir da análise dos Livros de Ocorrência Escolar. Sua finalidade precípua foi a de analisar o conteúdo e a freqüência relacionados à homofobia; e ao mesmo tempo, identificar possíveis posicionamentos dos educadores que registraram o ocorrido, bem como a atitude adotada pelo corpo da escola diante dessa problemática.

Trinta e uma ocorrências

No resumo de sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, Keith Daiani da Silva Braga, ressalta: “Identificamos um conjunto de 31 ocorrências sobre o tema (Homofobia), relatado sobretudo por educadores (as). As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar há por parte dos (das) docentes, vigilância das normas regulatórias de gênero; a violência homofóbica se desenvolve predominantemente a partir da injúria, sendo vítimas e agressores, alunos, alunas e até mesmo docentes”.

A Mestranda conclui sua defesa, dizendo que os encaminhamentos dados pela gestão escolar são em sua maioria, expressos por meio de advertências verbais e comunicados às mães, pais e responsáveis. Os posicionamentos dos educadores (as) e gestores (as) diante de situações de homofobia, variam; desde aqueles que na construção do relato utilizam expressões como “ofensa homofóbica, preconceito com a orientação sexual e discriminação”. E “até os registros que sugerem a resolução da violência por meio da discrição de estudantes considerados (as) não-heterossexuais”.

A Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da FCT/UNESP foi a Orientadora da candidata Keith Daiani da Silva Braga nesta defesa pública de Dissertação de Mestrado/Educação – Câmpus de Presidente Prudente – Anfiteatro VII.

A Mestranda Keith Daiani da Silva Braga juntamente com sua Orientadora e ao lado 2 membros da Comissão Examinadora:Marcio Rodrigo Vale Caetano,da UFRS (na tela de Vídeo Conferência),Tânia Suely Marcelino Brabo, da FCC/Marília, bem como uma foto geral.