set 04

Agrupar importantes realizações foi o ponto de partida dos organizadores: Cristina Maria Perissinotto Baron e Evandro Fiorin.

O lançamento do livro 100 ANOS – Presidente Prudente –Arquitetura e Urbanismo verificou-se na noite de 1º de Setembro de 2017 na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo e foi prestigiado por grande número de docentes da FCT/Unesp e outras Instituições. Os Organizadores do evento; e por tabela os mais procurados para a a seção de autógrafos, no local de lançamento. O livro em sua 1ª Edição (de excelente aspecto gráfico) contém 193 páginas e é uma produção do Instituto de Arquitetos do Brasil, representado por Cristiana Alexandre Pasquini, Presidente do IAB-Núcleo de Presidente Prudente/SP. Produção do Canal 6/Editora, sediada em Bauru/SP.

Na apresentação desta nova obra, um testemunho da representante do Núcleo: “Um livro que guarda a história de conquistas da nossa cidade, que tenta estabelecer um elo entre os diversos períodos do desenvolvimento; 100 anos de arquitetura e urbanismo em Presidente Prudente, sob a ótica dos arquitetos urbanistas. Parabéns Presidente Prudente! Obrigado IAB pelo aprendizado”. Na contracapa: “Este livro em seus diversos capítulos, compõe um panorama dos 100 anos da cidade de Presidente Prudente, através de estudos sobre sua Paisagem e Patrimônio Histórico: Urbanismo, Espaços Públicos e Coletivos; Arquitetura e Habitação”.

O texto é complementado pelo testemunho dos organizadores do livro: Cristina Maria Perissinotto Baron e Evandro Fiorin (graduados em Arquitetura e Urbanismo), com a seguinte mensagem: “Os Arquitetos, Professores e Pesquisadores reunidos aqui pelo Instituto de Arquitetos d Brasil – Núcleo de Presidente Prudente – buscam, assim, revelar alguns traços marcantes deste município a Oeste de São Paulo, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, no ano de seu Centenário”.

Começando pelo Prefácio – com três páginas – o conteúdo do Livro foi desdobrado em três partes: 1) – Paisagem e patrimônio histórico – considerações sobre a paisagem e ferrovia em Presidente Prudente. Por Elizabeth Mie Arakaki e Rafael Antônio Cunha Perrone. Patrimônio e paisagem urbana de Presidente Prudente – formação do núcleo original, urbanização e suas transformações. Por Arlete Maria Francisco e Evandro Fiorin. Cenário e Atmosfera das Vilas Goulart e Marcondes – a paisagem de Presidente Prudente 2017 – 100 anos. Por Hélio Hirao.

Na parte 2) – Urbanismo, Espaços públicos e Coletivos. O Planejamento e os projetos urbanos em Presidente Prudente. Por Maria Cristina Perissinotto Baron. A produção da arquitetura moderna em Presidente Prudente nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Por Cristiana Alexandre Pasquini. O Projeto modernista paulista em Presidente Prudente – um espaço fora do lugar. Por Hélio Hirao.

Na parte 3) – Arquitetura e Habitação – As Vilas Ferroviárias de Presidente Prudente – SP e as moradias dos trabalhadores. Por Erivelton Rossini de Souza e Cristina Maria Perissinotto Baron. Arquitetura Pioneira: a trajetória de Kazuo Maezano. Por Ana Carolina de Almeida e Marcos Vinicius Vincenzi de Agostinho. Duas Arquiteturas residenciais em Presidente Prudente – Por Marcos Faccioli Gabriel. POSFÁCIO – Por Rogério Penna Quintanilha. Projeto gráfico, capa e Diagramação – Por Esdras Veloso Santos.

Na Galeria Takeo Sawada, do Centro Cultural Matarazzo foi feito o lançamento editorial do novo livro: 100 ANOS – Presidente Prudente – Arquitetura e Urbanismo. A obra foi desdobrada em 3 partes e 9 capítulos.

Os Organizadores e autores desta nova obra dedicada ao Centenário de Presidente Prudente – recepcionaram os convidados e demais pessoas interessadas. Coordenação de Cristina M.P.Barion e Evandro Fiorin.

O livro foi concebido como um desafio: agrupar importantes realizações em Arquitetura e Urbanismo, as quais pudessem corroborar para ajudar a contar a história dos 100 anos da maior cidade do Oeste Paulista.

A 1ª parte deste livro foi organizada de modo a compreender a formação da cidade de Presidente Prudente e a relevância do seu patrimônio histórico e de suas paisagens. Prefácio assinado por Cristina M.P.Baron.

O livro traz uma reprodução de gráficos e ilustrações diversas, em cores. Entre as quais, obras arrojadas e projetos que dignificam a Arquitetura e o Urbanismo na cidade “Centenária” de Presidente Prudente.