set 27

Durante o mês de Setembro foram desenvolvidos na FCT/Unesp diversos eventos de repercussão regional e até estadual. Um dos mais significativos foi o I Seminário de Avaliação do PIBID – Subprojetos do Câmpus de Presidente Prudente, desenvolvido nos dias: 19 e 20 de Setembro, no Auditório/Discente V. O Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias presidiu o ato de abertura no período matinal, seguindo-se uma extensa programação. Coube à Professora Maria Valéria Barbosa, do Departamento de Sociologia e Antropologia da FFC/Unesp-Marília- ministrar a 1ª Conferência. Tema:”Compreensão, resistência e desafios frente ao processo de perda de direitos dos trabalhadores e precarização do trabalho docente”.

A Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti destacou o Programa PIBID. Teceu considerações com ampla explanação. A partir daí, houve apresentação de Subprojetos desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. No período da tarde, outras apresentações, com grupos de trabalho envolvendo todos os participantes e supervisão de Coordenadores de Área. Uma plenária marcou o fechamento do 1º dia de atividades envolvendo a participação de todos os grupos participantes.
No dia 20 de Setembro, as atividades começaram às 08h30 e só terminaram após às 12h00. Coordenadores de Áreas discutiram os resultados da Plenária do dia anterior e iniciaram a sistematização do Relatório a ser enviado para a Coordenação do PIBID. Os cursos de Literatura envolvidos nos subprojetos foram: Educação Física, Geografia, Física, Matemática, Pedagogia e Química. A 2ª fase do Seminário vai acontecer nos dias: 20 e 21 de Novembro e a cidade escolhida para sediar esse evento será em Bauru/SP.

Falando sobre o Programa PIBID, a Profª.Drª.Maria Valéria Barbosa – da Unesp/Marília – chamou a atenção de todos para o tema abordado em sua conferência. Especialmente a questão da compreensão e perda dos direitos de trabalho por parte dos trabalhadores. Os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação do programa, destacando suas principais contribuições para a formação docente, assim como as dificuldades a serem enfrentadas.

Efeitos positivos

Junto ao Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/Unesp, falamos com o Professor Celso Xavier Cardoso, a fim de auscultar os efeitos positivos desse evento em seus momentos finais. Ele confirmou que o PIBID teve a participação efetiva dos Coordenadores de Área, Professores, Supervisores de escolas parceiras e bolsistas de iniciação à docência.
Finalizando nossa conversa, disse o Professor Celso: “Contamos com a presença de Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores Pedagógicos e representantes da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente. Verificamos a importância da ação avaliativa de todos os envolvidos no Programa PIBID. Destacamos a percepção da riqueza e diversidade de ações desenvolvidas nos subprojetos, considerando as diferentes áreas de conhecimento das licenciaturas existentes na Unidade” – concluiu.

A abertura do I Seminário de avaliação do PIBID foi feita no Auditório/Discente V pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias.

O evento recebeu boa participação da comunidade universitária da cidade e região, tendo participação efetiva dos Coordenadores de Áreas e outros membros.

A 1ª Conferência foi ministrada pela Profª.Drª.Maria Valéria Barbosa, convidada especialmente. Ela representou o Departº de Sociologia e Antropologia da Unesp/Marília.

Durante dois dias, o evento reuniu inúmeros convidados que vieram especialmente para participar desse importante encontro, que acontece todos os anos na FCT/Unesp.

Na etapa final, tornou-se possível fazer uma avaliação sobre os resultados alcançados neste ano, ficando estabelecido que a 2ª fase já está prevista para 20 e 21/Novº em Bauru/SP.