set 19

Trabalho inscrito em concurso da SBMat atribui o prêmio mais importante para a FCT/Unesp, representada pela Profª.Drª.Silvania Lanfredi.

A Prof ª. Drª. Silvania Lanfredi, do Departamento de Química e Bioquímica da FCT/Unesp foi premiada por seu trabalho intitulado “Photocatalytic Potential of Non-Stoichiometric Polycation Oxides Based on the Niobates Solid Solution”, inscrito no XVI Brazil-MaterialsResearchSociety (B-MRS) Meeting. A apresentação verificou-se entre 10 e 14 de Setembro deste ano, o que lhe deu a premiação mais importante de 2017:“Best Poster Award in First Prize” do E-MRS (European Materials Research Society).

Em se tratando de uma promoção de ampla repercussão, o concurso é feito anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), sendo realizado no Centro de Eventos da UFRGS/FAURGS, em Gramado/RS. Pelas informações da Profª.Drª. Silvania Landredi, o Encontro reuniu cerca de 1.500 participantes e o número de inscritos, aceitos nessa competição de âmbito nacional e internacional chegou a 1.900 trabalhos.

A XVI Reunião Anual da B-MRS foi composta por 22 Simpósios, 2 workshops e 1 Tutorial. A conferência deste ano reuniu uma rica diversidade de autores e palestrantes do Brasil, América Latina e de outros países. Todos com um objetivo comum: compartilhar idéias e novas perspectivas numa ampla gama de pesquisas e tecnologias. Tais como: (nano) materiais e síntese; caracterização e modificação de materiais; energia e sustentabilidade; biomateriaise materiais sol-gel: química de soluções e aplicações. O programa também incluiu 8 Plenárias, contando com cientistas renomados internacionalmente na ciência de materiais de ponta.

Alunos de Pós-Graduação como co-autores

O trabalho apresentado pela nossa laureada tem como co-autores os alunos de Pós-graduação: Paulo Cesar Faria e Bruno dos Santos Potensa (do Programa de Pós Graduação em Química São José do Rio Preto – Presidente Prudente); o graduando Leonardo Pecorari de Melo Simões e o Prof. Dr. Marcos Augusto de Lima Nobre. A Profª. Drª. Silvania Lanfredi e o Prof. Dr. Marcos Augusto de Lima Nobre são docentes do Câmpus de Presidente Prudente da Unesp. Eles são também Coordenadores do Grupo de Pesquisa, Laboratório de Compósitos e Cerâmicas Funcionais – LaCCeF – pertencente à FCT/Unesp – Presidente Prudente.

O grupo atua em áreas como síntese química de pós, caracterização estrutural e elétrica de eletrocerâmicas em altas temperaturas, caracterização dielétrica e térmica de nanopartículas, nanofluidos e blendas a base de biocombustíveis e aditivos anti-congelantes, fotocatálise e catálise heterogênea. Maiores informações, os interessados poderão obter em http://sbpmat.org.br/16encontro/program/programBook.pdf.

Participando de mais um concurso de âmbito nacional e internacional realizado em Gramado/RS, a Profª.Dr.Silvania Lanfredi (da FCT/Unesp) acaba de conquistar a 1ª classificação. Desse trabalho alguns alunos de Pós-Graduação são co-autores.

O concurso reuniu este ano cerca de 1.500 participantes e o número de trabalhos apresentados para a competição de aproximadamente 1.900. O Certificado em mãos da Profª.Silvânia atesta sua excelente participação com o melhor trabalho do ano.