out 01

Presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no último final de semana (dia 25/Setº), sessão solene da Congregação para colação de grau dos graduandos do ano de 2015 do curso de Ciência da Computação. Os formandos são nove no total, que após prestar juramento receberam seus “cartuchos” tendo como local o Anfiteatro I da FCT/Unesp.

Fizeram parte dessa solenidade representando a egrégia congregação, os seguintes Professores Doutores: Amilton Amorim (Chefe do Departamento de Cartografia); Aylton Pagamisse (representando os docentes da FCT/Unesp); Vilma Mayumi Tachibana (Chefe do Deptº. de Estatística). Na composição da Mesa Diretora: o Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler (Patrono dos Graduandos); Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia (Chefe do Departº.de Matemática e Computação); Prof.Dr.Mauricio Araújo Dias (Paraninfo dos Graduandos) e Prof.Dr. Ronaldo Celso Messias Correia (Coordenador do curso de Ciência da Computação) e Presidente da Comissão Permanente de Ensino.

Compondo a Tribuna de Honra, os homenageados do curso de Ciência da Computação: Professores Doutores: Almir Olivette Artero e Marco Antonio Piteri. Representando a família do ex-aluno (de saudosa memória), Caio Cesar Alves de Souza – falecido no dia 16 de Junho deste ano, Luiz Felipe Rodrigues de Oliveira e Renan Augusto Pupin de Oliveira. A abertura da solenidade foi feita pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº, Vice-Diretor no exercício da direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Abertura oficial

O ato solene da Congregação para a abertura da cerimônia que confere o grau de Bacharel em Ciência da Computação da FCT/Unesp foi constituído inicialmente pela execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado por todos os participantes. Seguiu-se o pronunciamento do Patrono da Turma de 2015, Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler. O ato de Juramento foi conduzido pelo Acadêmico, João Vitor Antunes Ribeiro. Logo depois, foi solicitado pelo Cerimonial que todos os Graduandos ficassem de pé, com o braço direito estendido à frente, para a repetição dos Termos do Juramento.

Na continuidade, o Cerimonial anunciou a chamada nominal – um a um – dos graduandos do curso de Ciência da Computação para o Ato de Colação de Grau. O Presidente da Sessão Solene, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, colocou a “Borla” sobre a cabeça de cada um dos concluintes, dizendo: “Eu… no uso das prerrogativas conferidas pelo Estatuto da Universidade Estadual Paulista, confiro-lhe o Grau de Bacharel em Ciência da Computação”. Após esse ato, pronunciou-se a Oradora da Turma, Taís Costa Dias.

Os novos Bacharéis em Ciência da Computação pela FCT/Unesp são os seguintes: Cintia Yurie Yamada, Gustavo da Mota Ramos, Hugo Leonardo França, João Vitor Antunes Ribeiro, Pedro Daniel de Cerqueira Gava, Pedro Henrique Reis, Priscila Alves Macanhã, Rafael Silva Santos e Taís Costa Dias. Esta última – além de oradora oficial, representando os novos graduados, cumprimentou a colega Carolina Dias Chaves, que iniciou o curso e colou grau antecipado, por sua aprovação para ingresso em curso de Pós-Graduação, a nível de Mestrado.

Considerando que tradicionalmente a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, outorga do Diploma de Mérito Acadêmico aos concluintes de melhor desempenho no decorrer do curso, foi feita a entrega do Certificado ao Bacharel Hugo Leonardo França, pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.

Também foram tributadas homenagens ao Patrono dos Graduados, Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler, pelo Bacharel em Ciência da Computação, Hugo Leonardo França. E também ao Paraninfo e os Professores Doutores: Maurício Araujo Dias, Almir Olivette Artero e Marco Antonio Piteri, pelos Bacharéis: Cintia Yurie Yamada, Pedro Henrique Reis e Gustavo da Mota Ramos.

Como ato final, uma comovente homenagem ao sempre lembrado ex-colega Caio César Alves de Souza – morto tragicamente em Junho – mas presente na memória de todos. Luiz Felipe Rodrigues de Oliveira e Renan Augusto Pupin de Oliveira, do curso de Ciência da Computação (que o representaram) foram os convidados pela Bacharel Priscila Alves Macanhã, para receber as homenagens póstumas.

Os discursos

A Oradora Tais Costa Dias disse em seu discurso que os novos bacharéis são gratos aos professores do curso de Ciência da Computação, ao colar grau de Bacharéis, depois de 4 anos e meio de estudos, revisões de artigos, entrega de trabalhos e apresentações de seminários. E conseguimos tudo isso, graças ao apoio incondicional de nossos pais, familiares e amigos – que embora muitos deles a quilômetros de distância – nunca nos deixaram sós”. Este não é o fim. Não é sequer o começo do fim. Mas é talvez o fim do começo – enfatizou. “Infelizmente, a vida não é programável. Gostaríamos de mudar o mundo, mas quem o criou não disponibilizou o código-fonte. O único conselho que posso dar: Conquistem o mundo”!

O Paraninfo dos formandos – Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler – destacou: “Existem coisas mais importantes do que o trabalho. É necessário saber dosar, saber conciliar o nosso temo com o trabalho, com o lazer e com as pessoas que estão próximas de nós. Continuem crescendo, sim. Com a garra e o entusiasmo que voces possuem. Exerçam a profissão com compromisso e dignidade, mas não se esqueçam do que é mais importante: Lembrem-se de Deus, de sua família, de seus amigos, de seu namorado ou de sua namorada, de seu esposo ou de sua esposa, dos seus filhos e das muitas outras pessoas que passarem por voces. Se olharmos ao nosso redor, aqui, veremos algumas delas…Desejo-lhes sucesso! Que Deus possa dar direção a cada um” – acentuou.

O Vice-Diretor da FCT/Unesp, no exercício da direção e presidindo a solenidade de colação de grau dos Bacharéis em Ciência da Computação/2015, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho ressaltou em seu discurso: Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor ! Expressado na solidariedade, capaz de mover montanhas, buscando trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça: significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade, sem perder a própria identidade (autoria desconhecida). “Sejam criativos, mas acima de tudo, trabalhem muito. Trabalhar não dói e não mata. Pelo contrário, edifica a alma” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sessão Solene de Colação de Grau do Curso de Ciência da Computação da FCT/UNESP foi presidido pelo Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Cerimônia Realizou-se no Anfiteatro I da Fct/Unesp e conferiu o Grau de Bacharel em Ciência da Computação a nove Formandos da Turma de 2015.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi mais uma solenidade realizada em Presidente Prudente e bastante prestigiada, não só por professores e alunos, mas também familiares dos Formandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Acadêmico, João Vitor Antunes Ribeiro conduziu o Ato de Juramento, sendo acompanhado por todos os Formandos da nova turma/2015, com nove Graduados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Segue-Se o pronunciamento da oradora oficial e representante dos novos Graduados, Taís Costa Dias que enalteceu o papel desempenhados pelos professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Presidente da sessão solene, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, colocou a borla, sobre a cabeça de cada um dos concluintes do curso da Fct/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluído esse ato do mais alto significado para o acadêmico universitário, começam os discursos que envolve Paraninfo,Diretor,Orador Oficial E Homenageados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A cerimônia de colação de grau foi acompanhada com muito interesse por todos os presentes, incluindo membros da congregação e representantes de outros Departamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Outorga do Diploma do Mérito Acadêmico da Faculdade De Ciências e Tecnologia da Unesp é tradicional; e nesta solenidade se repete com a entrega pelo Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No seu pronunciamento, O Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho destaca o amor que se expressa na solidariedade, para alcançar objetivos e servir com humildade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como forma de reconhecimento, uma simples lembrança representada por flores. é a homenagem ao patrono dos graduados, aos professores e ao ex-colega Caio César Alves De Souza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais Uma Etapa é Concluida! Mas fica a certeza do dever cumprido em mais uma jornada que durou de quatro a cinco anos de trabalho e dedicação à causa do ensino e do bem estar.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.