set 02

No dia 21 d Agosto no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Alex Sandro Gomes Pessoa, do Programa de pós-graduação em Educação defendeu tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora. Sua Orientadora foi a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. O tema desenvolvido foi: ”Trajetórias negligenciadas: Processos de resiliência em adolescentes dom histórico de envolvimento no tráfico de drogas”.

Foram integrantes da Comissão Examinadora (além da Orientadora já citada e também presidente da mesa), as docentes: Drª. Débora Dalbosco Dell’agrio e Drª. Silvia HelenaKoller, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FURGS e Drª. Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Na defesa pública dessa tese, o Doutorando informa inicialmente que o estudo está vinculado à linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, cujo objetivo central é compreender os indicadores de risco e proteção, presentes no contexto de adolescentes com envolvimento no tráfico de drogas. Acrescenta ainda os sentidos positivos da análise, atribuídos a essas atividades e seus desdobramentos em termos de manifestação de processos de resiliência – associados a mecanismos não convencionais de desenvolvimento.

Da pesquisa de campo participaram adolescentes de ambos os sexos, vinculados à diferentes instituições, a saber: Projetos sociais, Escolas estaduais e Instituições de medida socioeducativa que atendem adolescentes em cumprimento de liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade e semiliberdade. Para isso – afirma Alex Sandro Gomes Pessoa – foram utilizados dois questionários e um roteiro de entrevistas semiestruturados.

Por fim, acentua o Doutorando: “Os dados se encontram em processo de análise e não serão apresentados no presente relatório. Esperamos que a fase de qualificação do trabalho possibilite direcionamentos para a organização da tese, bem como auxilie na construção de um material acadêmico que seja relevante científica e socialmente”.

O candidato Alex Sandro Gomes Pessoa apresentou-se perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado/Educação na FCT/Unesp, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório.

Duas integrantes da Banca Examinadora, tiveram sua participação através do Skyper. Mas o Anfiteatro II da FCT/Unesp esteve superlotado, conforme se verifica nestas fotos realizadas no local no dia 21 de Agosto de 2015.