set 02

A data já está definida: será no dia 25 de Outubro/8hs, sendo mais uma realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, em parceria com o Jornal O Imparcial, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e outras Instituições. Trata-se da I Prova Pedestre e Caminhada da Saúde, num percurso de 4 e 8 km, respectivamente. O evento está em fase de organização, com o apoio da Reitoria – através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – e da Rede Viva Melhor, Grupo de Incentivo ao Esporte e Lazer da PROEX e Associações Atléticas do Campus. A reunião preparatória realizou-se nas dependências do Jornal O Imparcial.

Presença do Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e principais assessores, juntamente com o Diretor Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva e outros participantes, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Policia Militar. A exposição de motivos relacionada à realização desse evento foi feita pelos Coordenadores do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Giovana Rampazzo Teixeira e Luis Alberto Gobbo. Fazendo parte da organização, o Programa de Saúde Integral do Trabalhador -SITRA- Performance Jr (empresa Junior de educação física) e Associação Atlética.

Explicação do Professor José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca): “A prova tem como objetivo abrir as portas da Universidade para a comunidade, promovendo melhor qualidade de vida de cada componente do grupo com um acompanhamento especializado; permitir a participação em provas de corrida de rua, traçando metas reais: e integrar funcionários e a comunidade no cenário dos corredores (amadores). Desta forma, será organizado um dia de atividades. Não apenas com provas de caminhada e corrida, como também diferentes apresentações culturais/artísticas; e sobretudo com a Feira da Comunidade. E ainda: apresentação de projetos de extensão e pesquisa, desenvolvidos pelos diferentes Departamentos da unidade em Presidente Prudente”.

O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo esclarece que “esta é uma oportunidade excepcional para toda a comunidade, uma vez que o sentido do desafio se estabelece na promoção da Saúde. No qual, aqueles que não optarem por competir pela colaboração, podem participar pelo resultado da boa saúde e desempenho. É um evento para todos” – finaliza. Já o Diretor do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva declara que esta será uma atividade certamente pioneira na região. Como aliás já aconteceu com as demais promoções, que alcançaram o maior sucesso por serem realizadas com a maior e melhor intenção. “O favorecimento da cidadania é uma filosofia que sempre terá nosso incondicional apoio” – concluiu.

Embora já esteja havendo muita expectativa pela realização desse novo evento – a exemplo do Festival de Pipas “Raul Albieri” com 30 anos de tradição – estão sendo aguardadas para participação nessa 1ª Etapa da Prova Pedestre e da Caminhada da Saúde da Unesp/Presidente Prudente, cerca de 1.000 inscrições. Vinte e oito grupos serão divididos, de acordo com a faixa etária (a partir dos 14 anos de idade). Assim como gêneros dos participantes na disputa dos trajetos da Prova Pedestre e Caminhada, de 4 ou 8 km de extensão. As inscrições começam agora, no dia 06 de Setembro.

Nas dependências do Jornal O Imparcial realizou-se a 1ª Reunião com vistas à realização da I Prova Pedestre e Caminhada da Saúde da Unesp – Etapa Presidente Prudente – mediante exposição do Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Os preparativos para a realização dessas duas competições (agendadas no Calendário 2015), estabeleceram dois trajetos – de 4 e 8 km – para a Prova Pedestre; e 4 km para a Caminhada da Saúde em 25 de Outubro/8hs. Inscrição:R$25,00.

A Exposição com amplos detalhes foi desenvolvida pelo Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo, que coordena os dois novos eventos que deverão ser realizados como meta prioritária da Reitoria da Unesp, através da PROEX e Associações Atléticas de 12 Câmpus.

Este é o Roteiro traçado especialmente para a Caminhada e I Prova Pedestre -em 2 percursos devidamente aprovados pela SEMAV- para todas as equipes inscritas a partir de 06/Setº. São esperados para se inscrever nessas competições até mil participantes.