dez 09

Como é tradição nos meios universitários, foram instituídas premiações especiais como forma de incentivo e reconhecimento às atividades culturais e científicas desenvolvidas no País. Na região de Presidente Prudente o destaque é para o 7º PRÊMIO CIENTÍFICO UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista, concebido para incentivar as pesquisas científicas desde 2012. O Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE – existe há alguns anos e envolve graduandos, pós-graduandos, profissionais e docentes das mais variadas áreas do conhecimento e o Prêmio Científico Unoeste é uma das muitas iniciativas que fazem parte do ENEPE, bem como a apresentação de trabalhos científicos que não concorrem ao prêmio e a publicação dos trabalhos científicos apresentados em periódicos da Universidade, com classificação Qualis B3, entre outras iniciativas.

Neste ano, alunos da UNESP tiveram uma participação destacada tanto no ENEPE como no 7º Prêmio Científico Unoeste. O prêmio foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas, realizadas por graduandos, graduados e pós-graduados de instituições de ensino superior e está dividido em 4 grandes áreas do conhecimento, a) Ciências Agrárias, b) Ciências Exatas e Engenharias, c) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e d) Ciências Biológicas e da Saúde. Para cada uma dessas duas áreas há premiação em duas categorias: uma para alunos graduandos ou recém graduados e outra para alunos pós-graduandos ou recém pós-graduados. Assim, são concedidos prêmios para oito diferentes modalidades, envolvendo a combinação área de conhecimento/grau da formação.

A participação de alunos da FCT/UNESP no 7º Prêmio Científico Unoeste foi bastante destacada, obtendo o primeiro lugar em três diferentes modalidades, conforme se segue:

1° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (graduação), com o trabalho O lúdico e a interpretação na teoria Winnicottiana: análise das relações recíprocas contidas no livro o brincar e a realidade, de Joyce Garbosa de Azevedo, orientada pelo Prof. Dr. Fabio Camargo Bandeira Villela;

1° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (pós-graduação), com o trabalho Educação e autismo: modelo metodológico para avaliação e a adaptação de games, de Gisele Silva Araújo, orientada pelo Prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Júnior;

1° lugar na Área de Ciências Exatas e Engenharias (graduação), com o trabalho Estudo das propriedades fotoeletroquímicas do poli(azo-bismarckbrown R) obtido por eletropolimerização para sensibilização de células solares, que teve como autor principal Jessica Crivelaro Pacheco, acompanhada de André Olean Oliveira e Diego Noé David Parra e orientação do Prof. Dr. Marcos F. S. Teixeira.

Os Prêmios de 1° lugar concedidos na área de Ciências Humanas e Sociais – tanto para aluno de graduação, como para aluno de pós-graduação – foram concedidos a alunos da FCT da área de Educação e na área de exatas foi contemplado alunos do curso de Química.

A UNESP também obteve 2° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (pós-graduação), com o trabalho Possibilidade de formação continuada para professores do ensino fundamental, de autoria principal de Izabella Alvarenga Silva e seus professores Prof. Dr. Raul Aragão Martins e Profa. Dra. Luciana Aparecida Nogueira da Cruz.

A aluna Joyce Garbosa de Azevedo e seu orientador Prof. Dr. Fabio Camargo Bandeira Villela foram entrevistados pelo jornalista Altino Correia para a matéria deste Blog, conforme se segue.

Joyce vibrou de contentamento com o resultado. Seu orientador, o Professor Fabio, que é docente do Departamento de Educação, reconheceu os méritos e a grande capacidade de sua orientanda. Joyce é aluna do 3º ano do curso de graduação em Pedagogia na Unesp e o trabalho que lhe rendeu a premiação (1º lugar) na área de Ciências Humanas e Sociais leva o título de “O lúdico e a interpretação na teoria winnicottiana: análise das relações recíprocas contidas no livro O brincar e a realidade”.

O que diz o Orientador ?

O Professor Fabio Camargo Bandeira Villela nos contou que “o evento no qual os autores foram premiados, ocorre desde 1981 e tem contado com um grande número de trabalhos inscritos. Neste ano, foram submetidos 1844, sendo: 1648 comunicações orais e 196 posters. O ENEPE apresenta uma grande relevância para a comunidade acadêmica em geral. Tanto pela oportunidade de apresentação oral dos trabalhos, como pelo fato de que os trabalhos apresentados no evento, são publicados pela Revista ColloquiumHumanarum – Qualis B3 – ou outra Revista da série Colloquium, conforme a área de trabalho”.

O Professor Fábio – disse ainda – que o Prêmio Científico UNOESTE seleciona dentre os trabalhos inscritos para o Prêmiode cada modalidade (área de conhecimento e grau de formação) os três melhores, que seguem para a segunda fase do Prêmio, que serão julgados pela qualidade da apresentação, a ser realizada pelo aluno e principal autor do trabalho. A apresentação é realizada em modalidade oral e conta com o parecer de três avaliadores, que, segundo critérios específicos, julgam a classificação final dos três trabalhos selecionados.

De conformidade com a opinião da graduanda Joyce, a premiação dos trabalhos tem por principal finalidade incentivar a pesquisa na Universidade, enriquecendo também o currículo e favorecendo futuros projetos. “A pesquisa auxilia no processo de crescimento acadêmico, enriquecendo e potencializando essa vivência”.

Importância para a formação do aluno

O Prof. Fábio Camargo Bandeira Villela, destaca a importância do ENEPE para a formação do aluno, tanto no momento de produção como do trabalho escrito – de sua apresentação oral – como pela repercussão na vida acadêmica do aluno, com a publicação de seu trabalho científico em periódico científico indexado. Destaca que essas contribuições à formação do jovem pesquisador são ainda mais relevantes e intensasse o trabalho foi inscrito e selecionado para concorrer ao Prêmio Científico. Ele destaca ainda que “o ENEPE é um evento científico consagrado, de âmbito nacional e cuja abrangência e repercussão extrapola os limites da Região do Oeste Paulista. Sem deixar de ser uma excelente oportunidade para o intercâmbio, Entre: pesquisadores e Universidades da região”. Considera que o CIC da UNESP teria muito a ganhar se voltasse a exigir artigo científico completo e tivesse apresentações orais em sua primeira fase – etapa local – em que todos os alunos inscritos concorrem.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Joyce Garbosa de Azevedo, aluna do 3º ano do curso de graduação em Pedagogia da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – conquistou brilhantemente o 1º lugar no 7º Prêmio Cientifico Unoeste/2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Fábio Camargo Bandeira Villela, docente do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, foi o Orientador que recebeu a premiação juntamente com a Orientanda.

Clique para ampliar!
Aluna do curso de Pedagogia e seu Professor celebraram festivamente essa premiação. Foi uma conquista espetacular, festejada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

 

 

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.