dez 29

Na FCT/Unesp foram defendidas as duas últimas do ano – Programa de Pós-Graduação em Educação.

Especialmente convidados, dois candidatos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, compareceram para a defesa de suas teses de Doutorado, juntamente com os Orientadores e demais integrantes das Comissões Examinadoras, dias: 21 e 22 de Dezembro de 2016. São eles: Vera Luisa de Sousa e Robson Alex Ferreira, respectivamente. Orientação dos Profs.Drs: Alberto Albuquerque Gomes e José Milton de Lima, ambos, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A tese inicialmente defendida pela Doutoranda Vera Luisa de Souza versou sobre: “Histórias de vida em formação: A narrativa como possibilidade de escuta da subjetividade”, enquanto o Doutorando Robson Alex Ferreira adotou como tema: “Trabalho colaborativo na Educação Física Escolar: Estratégias para a formação de professores de inclusão.” Os dois temas desenvolvidos durante a sessão – frente aos componentes das bancas examinadoras – ocorreram no Anfiteatro II e Sala de Videoconferência da FCT/Unesp.

Integrando a Banca Examinadora, no dia 21/12 os seguintes docentes: Profª.Drª.Lucrécia Stringheta Mello, do Programa de Pós-Graduação do Deptº de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, do Deptº de Ginástica, Recreação e Danças, da Universidade Estadual de Londrina/UEL; Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; e Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Histórias de vida e narrativa

Em sua defesa de tese, a candidata Vera Luísa de Sousa do Programa de Pós-Graduação em Educação cita as narrativas de vida, como instrumentos privilegiados para a constituição de um modo de viver; de ser e estar mulher-professora, e, como portadoras de potencial para o “cuidado de si” pelos que nos evocam da “escuta de si”, por meio da escuta do outro em nós. “Tal é a tese proposta neste trabalho, cujo objetivo principal foi atender a necessidade de tomar consciência da minha própria trajetória. A partir da compreensão sobre como me constituo professora daqui, do meu lugar de mulher”.

E prossegue a Doutoranda: ”Histórias de vida narradas por 4 professoras foram o mote que desencadeou o processo de compreensão da minha própria trajetória e abriu o caminho para que eu pudesse conhecer meu processo de subjetivação. Trabalhei com memoriais e entrevistas para poder recorrer às duas formas de narrativas que considero fundamentais para os objetivos desse estudo: a escrita e a oral. Narrativa, memória e experiência foram entrelaçadas para que a tese pudesse ganhar vida”. Pela característica subjetiva do estudo não há generalização possível. O que posso fazer, é tão somente semear o desejo de conhecimento de si nos (nas), meus (minhas) colegas professores (as)” – concluiu

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Perante a Comissão Examinadora, a candidata ao Doutorado/Educação , Vera Luisa de Sousa – do Programa de Pós-Graduação – defendeu publicamente sua tese “Histórias de vida em formação!”…

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A tese desenvolvida pela Doutoranda foi acompanhada com toda a atenção por todos os membros da Banca Examinadora, presidida pelo Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes.

Doutorado: A última tese do ano

Além dos Orientadores já mencionados, fizeram parte da Comissão Examinadora no dia 22/12, os docentes: Prof.Dr.Mauro Betti, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Deptº de Matemática da FCT/Unesp; Profª.Drª.Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp – Câmpus de Bauru e Prof.Dr.Paulo Ferreira de Araujo, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP – Inclusão e Educação Física.

Trabalho colaborativo

O Doutorando Robson Alex Ferreira argumenta que o trabalho colaborativo pode ser percebido como uma estratégia de desenvolvimento profissional de professores, de possibilidade de alteração da didática em sala de aula e consequentemente, de pesquisa para que se estabeleça uma parceria consolidada entre Universidade e Educação Básica. “Um dos desafios que a Educação Física escolar encontra – diante da inclusão escolar – é como possibilitar a compreensão/vivências de seus conteúdos, num componente curricular obrigatório, que historicamente foi marcado pela exclusão daqueles que não se encaixavam num padrão pré-estipulado de eficiência”.

Na continuidade, Robson acrescenta: “O objetivo geral deste estudo foi analisar as possibilidades e os desafios de um trabalho colaborativo entre a Universidade e a Escola para a formação de professores, visando a promoção da inclusão escolar. Optou-se pela Pesquisa Colaborativa, como metodologia de pesquisa. Os sujeitos de estudo foram: o pesquisador, três acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEMAT/MT e uma professora em exercício da rede estadual de ensino, que lecionava na Educação de jovens e adultos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados, foram as gravações em áudio, das narrativas dos sujeitos que ocorriam durante os encontros para formação; o questionário e uma entrevista semiestruturada”.

Outro fator a ser destacado – acentua o Doutorando – foi o apontamento da gestão escolar, como elemento chave para a superação de concepções enraizadas no individualismo que acometia a maioria dos professores e dificultava práticas que favorecessem a inclusão. Infere-se portanto, que as experiências do Trabalho Colaborativo (realizado nesse estudo), propiciaram espaços de formação inicial e continuada aos professores em exercícios e os que virão a ser. Permitindo-lhes encontrar caminhos para a valorização das diferentes contribuições que cada aluno da educação básica pode oferecer, por meio da equiparação de oportunidades a todos nas aulas de Educação Física.

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O candidato ao Doutorado, Robson Alex Ferreira – do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentou na Sala de Videoconferência da FCT/Unesp para sua defesa publica de tese.

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Alguns integrantes da Comissão Examinadora participaram da sessão dedicada à defesa de tese de Doutorado/Educação na FCT/Unesp –Via Online – diretamente da Unesp/Bauru.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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