dez 05

Realizada com pleno êxito a XV Semana de Computação da FCT/Unesp

Mais uma vez, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu de 28 de Novembro a 02 de Dezembro, a XV SECOMPP – Semana de Computação – que se consolida como uma referência junto à comunidade local e regional. Com isso, aumentam cada vez mais as atividades acadêmicas, científicas e culturais. Apoio do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, do Departamento de Matemática e Computação da PROEX; alem de docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

A Abertura do evento realizado no Auditório/Discente V ocorreu na noite de 28/Novº e foi prestigiada com a presença e participação na mesa dos trabalhos dos seguintes membros: Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, chefe do Deptº de Matemática e Computação; Prof.Dr.Celso Olivete Junior, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da FCT/Unesp; Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler, Coordenador do evento e docentes desta Faculdade e do discente Leandro Ungari Cayres. De conformidade com a programação elaborada, a 1ª.palestra foi proferida pelo Prof.Dr.Rodrigo Calvo, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR, com o tema: “Robótica e suas aplicações”.

A semana do curso de Ciência da Computação teve prosseguimento nos dias: 29 e 30/Novº, 01 e 02/Dezº. Ao todo, foram 11 minicursos, além de palestras e mesa redonda no encerramento do evento. Participaram os seguintes palestrantes: Guilherme Correia Santos, da IBM/Rio de Janeiro, que desenvolveu o tema: “Computação cognitiva”; Prof.Dr.José Gustavo de Souza Paiva, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU-MG. Tema defendido: ”Visualização de Informação: Conceitos, Aplicações e Desafios” e no 3º dia (01/Dezº): palestra com o Prof.Dr. Ives Rene Venturini Pola, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE-Presidente Prudente. Tema: “Padrões de persistência”.

Para o último dia do evento (02/Dezº) foi agendada uma mesa redonda, a partir das 19h30 no Auditório/Discente V, com a participação dos seguintes componentes: Matheus Palmeira/EJCOMP; Caroline Rodrigues/Intercâmbio; Leonardo Dias Conceição/Intercâmbio; Alexandre Honda/Foregon; Bruno Vani (Pós-Graduando) e Leandro Ragni/VCOM. A exemplo dos anos anteriores, foi oferecida durante cinco dias, uma programação diversificada visando complementar a formação acadêmica dos alunos do curso. Como também de outras disciplinas na área de Exatas e Tecnologia, Pós-Graduação (do Ensino médio) e Profissionais da área de Informática, atuando no mercado de trabalho.

Palestras e mesa redonda com interação

Durante a realização da SECOMPP/2016 o que mais se evidenciou no seguimento posterior às palestras e mesa, foi a interação que possibilitou um contato direto do palestrante com o participante do evento. Ao final da palestra, foi aberto um canal de comunicação direta, dando ao expectador a oportunidade de dialogar com o palestrante e receber como resposta, o esclarecimento desejado. Daí, a avaliação dos temas desenvolvidos pelos docentes e convidados especiais.

Pedro Gomes (aluno do último termo de Ciência da Computação) define que os estudantes de Prudente e região – durante os 5 dias de realização do evento – puderam ter contato, obter informações e aprender tanto sobre a área da Ciência, quanto da Tecnologia. Um dos temas de grande destaque entre os minicursos – diz ele – foi o desenvolvimento da WEB, com três minicursos relacionados ao assunto. Também foram oferecidos minicursos na área de Engenharia de Software, desenvolvimento de aplicações para Android, processamento de texto e imagens, segurança da informação entre outros.

O evento deste ano – acentua Pedro Gomes – foi aberto com uma palestra sobre Robótica, ministrada pelo palestrante Prof.Dr. Rodrigo Calvo (DIN-UEM/PR). Nos dias seguintes, os temas de maior destaque foram Ciência de Dados, com dois minicursos na área de Mineração de Dados e três palestras. Uma delas, abordando a linha da Computação Cognitiva, ministrada pelo palestrante da IBM/Rio de Janeiro, Guilherme Correia Santos.

Outra palestra abordou a Visualização da Informação, pelo Prof.Dr.José Gustavo de Souza Paiva (UFU-MG) e a última, sobre Padrões de Persistência, ministrada pelo palestrante Prof.Dr.Ives Rene Venturini Pola (UNESP-SP). Finalizando, no período noturno de 02 de Dezembro, no Auditório/Discente V, foi realizada a tradicional Mesa Redonda, na qual os alunos puderam conversar com os convidados sobre diversos temas, relacionados ao meio acadêmico e empreendedor do Cientista da Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura da XV Semana de Computação da Unesp/Presidente Prudente verificou-se na noite de 28 de Novembro, no Auditório/Discente V com a presença de docentes, discentes e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento – como vem acontecendo há 15 anos – teve excelente participação de interessados – tornando-se tradição a cada ano que passa e se consolida como a melhor referência junto à comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira palestra da SECOMPP/2016 foi pronunciada pelo Prof.Dr.Rodrigo Calvo, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. Tema: “Robótica e suas aplicações”. A platéia acompanhou com interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A segunda palestra da XV Semana da Computação na FCT/Unesp foi ministrada por Guilherme Correia Santos – da IBM/Rio de Janeiro – especialmente convidado e que desenvolveu o tema: “Computação cognitiva”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sequência, o evento que promoveu 11 minicursos também recebeu convidados para as palestras dos dias 30/Novº e 01/Dezº, com os docentes: Ives Rene Venturi Pola(da UNESP) e José Gustavo de Souza Paiva(UFU-MG) .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na última noite do evento SECOMPP/2016, o destaque foi uma Mesa Redonda. Participação de seis integrantes: de Pós-Graduação; Intercâmbio (dois), EJCOMP e empresas especializadas: Foregon e VCOM.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fechando o evento com “Chave de Ouro”, atuação destacada dos componentes da Mesa Redonda: Alexandre Honda; Bruno Vani; Caroline Rodrigues; Matheus Palmeira; Leandro Ragni e Leonardo Dias Conceição

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença de docentes e alunos do curso de graduação e pós-graduação valorizou sobremaneira a realização de mais este evento; que teve apoio do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na FCT/Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.