dez 18

Na 1ª.quinzena de Dezº, o candidato José Queiróz de Miranda Neto fez sua defesa pública.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 15 de Dezembro de 2016, uma nova sessão especialmente para acolher mais uma tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. O candidato inscrito, José Queiróz de Miranda Neto desenvolveu trabalhos de pesquisa que os apresentou perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro I. O Orientador foi o Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, que presidiu a mesa.

Juntamente com o Orientador, os demais integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia (ambos da FCT/Unesp); Prof.Dr.Saint Clair Cordeiro de Trindade Júnior, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará e Profª.Drª.Sandra Lencioni, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP.

A tese apresentada

“Os nexos de re-estruturação da cidade e da rede urbana: o papel da Usina Belo Monte nas transformações espaciais de Altamira-PA e em sua região de influência” – foi o título atribuído ao resumo da tese de Doutorado/Geografia, defendido por José Queiróz de Miranda Neto. Inicialmente, ele cita as implicações espaciais da instalação de grandes projetos na Amazônia, como: estradas, usinas hidrelétricas e indústrias de mineração. E esclarece que o assunto tem sido objeto de várias frentes de análises em Geografia, no intuito de demonstrar o papel transformador desses empreendimentos em contextos urbanos particulares.

O Doutorando acrescenta que “a partir de 2010, quando liberada a licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte, percebe-se uma dinâmica social diferenciada, sobretudo marcada pela produção de novas fórmulas espaciais e novas relações que envolvem a cidade e a rede urbana. A pesquisa em questão, possui como objetivo geral analisar os eventos resultantes da instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira/Pará e em sua região de influência (RIA), de um modo geral a verificar em que medida produzem a reestruturação da cidade…

A tese comprovada pela pesquisa – diz José Queiroz de Miranda Neto – é de que os feixes de vetores desencadeados pela usina hidrelétrica promovem transformações; que se vinculam: tanto à estruturação lógica mais duradoura de constituição espacial, quanto à estruturação e se apresentam em intensidades diferenciadas, de acordo com cada escala analisada. “Pela disposição dos nexos inseridos dentro do modelo explicativo, é possível afirmar, portanto, que as transformações desencadeadas pela usina hidrelétrica de Belo Monte, possuem um caráter concentrador. Com mudanças que apontam mais em direção à reestruturação da cidade, que no sentido de reestruturação urbana” – finalizou

Perante a Comissão Examinadora, o candidato José Queiroz de Miranda Neto – do Programa de Pós-Graduação/Geografia – se apresentou para defesa pública de sua tese de Doutorado.

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.dr.Eliseu Savério Spósito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.