jun 16

“Qualidade do Trabalho Docente em Tempos Atuais” marcou a abertura do evento 2017

Com a presença e participação de ilustres convidados, o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE – promoveu no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, um dos mais concorridos eventos culturais do ano: o VI Seminário Melhoria da Escola Pública. Desafios e Perspectivas figuraram como enfoques mais expressivos. Abertura realizada na noite de 06 de Junho, com uma Conferência no Auditório/Discente V pelo Prof.Dr.Miguel Arroyo (Professor Emérito) da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Tema abordado: “Qualidade do Trabalho Docente em Tempos Atuais”. Auditório superlotado.

Nesse Seminário foi também discutido o trabalho docente sob dois aspectos: “As Ocupações das Escolas Estaduais e os Reflexos sobre o Trabalho Docente” abordado pelo Dr. Salomão Barros Ximenes, professor da UFABC, na noite da quarta-feira, dia 7 de junho. Também discutida “A Ação dos Sindicatos e o Trabalho Docente”, com o Prof. Heleno de Araújo Filho – Coordenador do Fórum Nacional da Educação e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – na noite de 08 de Junho, às 19h30.

Na coordenação geral do VI Seminário Melhoria da Escola Pública, atuação destacada da Profª.Drª. Yoshie Ussamu Ferrari Leite – Lider do GPFOPE – e Profª.Drª.Marta Campos de Quadros, Vice-Lider – Bolsista de Pós-Doutorado CAPES/PNPD-PPGE.

Cine debate

O desenho animado brasileiro indicado ao Oscar em 2016, “O Menino e o Mundo”, figurou na programação do “Cine debate”, desenvolvido no Auditório da FCT/Unesp, como parte do evento. Presença da Profª.Drª. Thaísa Bacco, do curso de Comunicação Social da Unoeste com apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiência e dois colóquios com representantes das entidades estudantis e movimentos juvenis.

Houve ainda participação dos membros do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Permanente de Educação Municipal. Diretores de escola, professores, alunos e professores de pós-graduação tomaram parte dessa programação, constituída por eventos nos turnos matutino e vespertino.

O ato de abertura do VI Seminário Melhoria da Escola Pública reuniu uma grande platéia que superlotou o Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

A Vice-líder do GPFOPE, Profª.Drª.Marta Campos de Quadros, representou a coordenação geral do evento, realizado de 06 a 09 de Junho de 2017.

A Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima – do Deptº de Educação da FCT/Unesp – falou sobre o processo formativo do educador no contexto atual.

A primeira e mais importante conferência foi pronunciada pelo Prof.Dr.Miguel Gonzales Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

A Professora Marta expressou seus agradecimentos a todos os participantes do evento e ressaltou a importância dessa realização do GPFOPE.