jun 14

No dia 05 de junho (Dia Internacional do Meio Ambiente) o Laboratório de Geologia, Geologia e Recursos Hídricos do Departamento de Geografia da FCT – UNESP apresentou aos colegas (Professores, Funcionários e Alunos) do Departamento de Geografia seus novos recursos didáticos: (Sandbox, Simulador de Orogênese e Maquete para demonstração de mudanças da hidrodinâmica em ambientes urbanizados).

Segundo nos informa a Profª.Drª. Isabel Cristina Moroz-Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, SARndbox é um projeto desenvolvido pela Universidade da Califórnia – Centro de Pesquisa Ambiental de Tahoe – e Aquário e Centro de Ciências ECHO Lake. Trata-se de uma caixa de areia que utiliza o sensor do Kinect. Finalidade: gerar interações por meio de Realidade Aumentada para a promoção de estudos topográficos.

Esse projeto permite que usuários criem modelos topográficos em uma superfície e, em tempo real, gera-se um mapa de cores de elevação, linhas topográficas e água simulada. A construção de nossa SARndbox foi viabilizada através de apoio do GAIA (Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre,Água e Atmosfera), do CETAS – Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde – e do LAPESCA (Laboratório de Pesquisa em Computação Aplicada).

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D2nqVzruEGM

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Já a maquete, desenvolvida no âmbito de um projeto do Núcleo de Ensino, simula de maneira comparativa o comportamento hídrico em um espaço natural e num espaço urbanizado, tendo como prerrogativa os impactos oriundos da canalização do córrego do Veado, na área urbana de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos participam ativamente das aulas em laboratório, torna-se muito mais fácil entender e estudar os fenômenos da natureza.

Clique para ampliar!
O Simulador de Orogênese, confeccionado por um aluno voluntário, utilizando-se de madeira, vidro e ferragens, foi inspirado em aparelho produzido no século XIX, apresentado no episódio 02 – Movendo Montanhas, do documentário “Homens de Pedra” (BBC, 2011). Esse aparelho mostra de forma bastante didática como as montanhas são formadas a partir de dobramentos das rochas por forças tectônicas.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.