set 30

No períodode25 a 27/Setº, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou três dissertações de Mestrado em Geografia, Matemática Aplicada e Computacional e Educação, respectivamente. As defesas públicas ocorreram no Anfiteatro VI, Anfiteatro VII e Sala de Projeção da Biblioteca. Os candidatos que desenvolveram suas defesas foram: Anderson Marioto Rola; Lívia Matos Garcia e Rafael César Ferrari dos Santos.

Como Orientadores atuaram: a Profª.Drª.Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia; Prof.Dr.Fernando Antonio Moala, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação e Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Deptº de Educação Física; todos docentes da FCT/UNESP.

Cada Banca Examinadora contou com outros dois membros, especialmente designados: dia 25/Setº: os Profs.Ds.:Antonio Lazaro Santana e Messias Modesto dos Passos. O primeiro, docente do Deptº de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e FCT/UNESP –Câmpus de Presidente Prudente – respectivamente.

Dia 26/Setº:Profs.Drs.: Josemar Rodrigues e Sérgio Minoru Oikawa, ambos docentes; do Deptº de Matemática Aplicada e Estatística da Universidade de São Paulo e de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

No dia 27/Setº: Profs.Drs.:Silvana Calvo Tuleski, do Deptº de Psicologia da UEM – Universidade Estadual de Maringá/PR e Rosiane de Fátima Ponce, docente do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Presidente Prudente –SP.

Temas abordados

Para defesa pública, o tema da dissertação de Mestrado/Geografia, o candidato Anderson Marioto Rola abordou o ”Programa de aquisição de alimentos (PAA) e o desenvolvimento territorial: um estudo comparativo entre os municípios de Euclides da Cunha Paulista/SP e Paranavaí/PR”. Lívia Matos Garcia enfocou a “Análise Bayesiana para a distribuição exponencial-logorítmica na presença de dados censurados” . E por fim, Rafael César Ferrari dos Santos desenvolveu o tema:”Desenvolvimento Psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar: Um estudo a partir da teoria histórico-cultural”.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A dissertação de Mestrado cita a política econômica governamental com a criação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – como forma de garantir aos trabalhadores rurais, o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade, como também, promover a inclusão social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura. Esse trabalho teve como recorte especial, os municípios de Euclides da Cunha Paulista e Paranavaí/PR, separados tão somente pelo rio Paranapanema. Os dois têm formação sócio-espacial bem distintas, com resultados diferenciados do PAA.

Um trabalho de pesquisa desenvolvido nessa área constatou que o Programa de Aquisição de Alimentos vem se mostrando como inovadora e interessante iniciativa do Governo Federal, no que tange às políticas públicas direcionadas aos pequenos produtores rurais. Constatou-se inclusive que nos municípios pesquisados, o programa vem contribuindo para fortalecer a renda dos produtores, diversificar a produção agropecuária e auxiliar no combate à fome e à desnutrição, além de propiciar uma alimentação mais saudável.

Análise Bayesiana

Quanto à Exponencial-Logarítimica, realizou-se abordagens: Clássica e Bayesiana para inferir sobre os parâmetros do modelo com conjunto de dados completos. “No caso, onde há falta de informação existe um grande conjunto de dados censurados ou não; que também foram comparadas com outras prioris comuns, tais como: Beta, Gama e Uniforme. Além disso, propôs-se uma priori informativa elicitada através de informações de especialistas e derivada da aproximação de Laplace com a finalidade de resolver o problema de estimação envolvendo dados censurados.

A fim de avaliar o desempenho das distribuições a priori, foi apresentado um estudo comparativo utilizando dados simulados. Utilizou-se o algoritmo MCMC para obter uma amostra de valores da posteriori conjunta, a fim de extrair características das distribuições posteriores marginais, tais como estimador de Bayes, moda e intervalos de confiança”.

Desenvolvimento psicomotor de crianças

Em relação ao trabalho de desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar, a partir da teoria histórico-cultural, o Mestrando Rafael Cesar destaca: “Realizamos avaliação psicomotora baseada na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) junto aos sujeitos da pesquisa. O resultado da avaliação permitiu apontar que não há uma relação linear entre o desenvolvimento psicomotor e as dificuldades de aprendizagem escolar”.

Ao finalizar: “A partir desses resultados da avaliação psicomotora, elaborou-se o Programa de Intervenção Psicomotora (PIP), desenvolvido ao longo de 16 encontros com 3 duplas de crianças da faixa etária de 6 a 8 anos. Diante das atividades do PIP podemos perceber o quanto a relação-motivo-sentido-ação na atividade possibilita à criança superação das dificuldades apontadas pelo teste EDM. E o quanto o seu desenvolvimento psicomotor está permeado por funções psicológicas superiores, linguagem e apropriação de instrumentos para a realização do movimento voluntário/consciente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Angelo Marioto Rola, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de Dissertação de Mestrado, dia 25/Setº no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o desenvolvimento territorial, foi o tema escolhido para desenvolver o trabalho,sob orientação da Profª.Drª.Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol, docente do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Rafael Cesar Ferrari dos Santos, defendeu sua dissertação de Mestrado/Educação, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho,do Deptº. de Educação Física da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como apoio e incentivo, alguns colegas do Programa de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, estiveram presentes ao local designado para a defesa de sua dissertação de Mestrado, na Sala de Projeção da Biblioteca.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.