out 02

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, realizou com pleno êxito a XV Semana da Estatística que reuniu importantes convidados. O evento foi aberto oficialmente pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor), tendo ao seu lado na mesa dos trabalhos, os principais integrantes da Comissão Organizadora. O evento realizou-se no período de três dias (16 a 19/Setº) no Auditório do Discente V em comemoração ao Ano Internacional da Estatística.

A Semana da Estatística tem por principal objetivo, promover um ambiente de intercâmbio e discussões de conhecimentos científicos em métodos estatísticos e aplicações em geral. Um dos objetivos também neste ano, foi o de discutir a formação do Estatístico em relação à estrutura curricular vigente, do Curso de Graduação em Estatística da FCT/UNESP. A área da Estatística está permanentemente em evolução e novas técnicas de análises são desenvolvidas dia após dia.

De acordo com a programação que reuniu centenas de participantes foram registradas diversas atividades mediante realização de minicursos, grupos de pesquisas, exposição, discussão de estrutura curricular e mesa redonda, no encerramento da Semana. É bom lembrar que a Estatística é um conjunto de técnicas e métodos que vai ajudar o Estatístico em todas as etapas de uma pesquisa: na amostragem, na organização dos dados, na geração de tabelas e análises comparativas, na interpretação dos resultados, de forma que todas as afirmações possam ser feitas dentro de um limite de segurança estabelecido.

A Comissão Organizadora do Evento foi constituída pelos Professores: Aparecida D.P.Souza (Coordenadora do Curso de Estatítica da FCT/UNESP); Adilson Ferreira Flores; Mario H.Tarumoto; Vilma M.Tachibana; Gilcilene S.de Paulo e Luiz Carlos Benini. Secretaria: Giuliana Felicio e Susei de Castilho Magalhães. Os Minicursos versaram sobre: Medindo Traço Latente; Estatística Aplicada; Linguagem de Programação R; Introdução à Regressão Logística e Introdução à Teoria Fuzzy.

Os Grupos de Pesquisa se dedicaram à avaliação do Agronegócio, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Modelagem e Otimização de Sistemas; Estatística e Inferência Baysesiana; Ambientes Potencializadores para a Inclusão e Núcleo de Educação Corporativa. A Mesa redonda desenvolvida no último dia do evento abordou como tema: “A formação do Estatístico e a Estrutura Curricular Vigente do Curso de Graduação em Estatística da FCT/UNESP”.

A XV Semana do Estatístico trouxe para o Câmpus da Unesp, no período de realização do evento importantes convidados para ministrar minicursos ou compor os grupos de pesquisa ou para discussão da estrutura curricular. Dentre os quais, destacamos os seguintes docentes: o Prof.Dr. Adriano Ferreti Borgatto, da UFSC; a Profª.Drª.Aparecida D.P.Souza; o Prof.Dr.Sérgio Minoru Oikawa; a Profª,Drª.Vilma M.Tachibana; o Prof.Dr.Luiz Carlos Benini; o Prof.Dr.Antonio Assiz de Carvalho Filho, da FCT/UNESP; a Profª.Drª.Silvery N.A.S.Néia; o Prof.Dr.Almir Artero; o Prof.Dr.Fernando A.Moala; a Profª.Drª.Elisa T.M.Schlünzen e o Prof.Dr.Klaus Schlünzenp, todos eles, docentes da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa que conduziu os trabalhos, na abertura da XV Semana da Estatística, presidida pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Profªs.Drªs.: Aparecida D.P.Souza e Vilma Mayumi Tachibana fizeram seus primeiros pronunciamentos, ressaltando a importância do evento no seu 15º ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Adriano Ferreti Borgatto, docente do INE/UFSC foi o 1º participante da XV Semana da Estatística, ministrando minicurso n na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Vilma M.Tachibana também participou do Minicurso que foi ministrado durante a realização do evento aos participantes da Semana da Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, a presença sempre agradável e respeitável do Prof.Dr.Antonio Assiz de Carvalho Filho, um dos convidados especiais para compor um dos Grupos de Pesquisa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final em comemoração ao Ano Internacional da Estatística, uma Mesa redonda para abordagem geral da formação do Estatistico e Estrutura Curricular.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema enfocado durante a Mesa redonda é discutido e avaliado por todos os integrantes deste evento, com ênfase especial para o Curso de Graduação do Estatístico na FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.