set 27

Por tradição, todos os anos o “Guia do Estudante” da Editora Abril promove a escolha dos cursos mantidos pelas principais Universidades brasileiras. São os chamados selos que identificam os “Cursos Estrelados”, com a classificação de três a cinco representando o Conceito atribuído aos Cursos e às Universidades. No caso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), aqui representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Confirmando todos os prognósticos – a exemplo do que já ocorreu nos últimos anos – foram atribuídos à FCT/UNESP – nove contemplações para os doze cursos de Graduação, dos quais 5 Estrelas para 4 cursos: Geografia, Engenharia Cartográfica, Pedagogia e Engenharia Ambiental. Os demais, em número de cinco foram contemplados com quatro Estrelas, a saber: Fisioterapia, Educação Física, Estatística, Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação.

Os cursos que alcançaram o mais alto conceito (5 Estrelas) têm como coordenadores os seguintes profissionais: Paulo César Rocha (Geografia); José Milton Arana (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica); Eliane Maria Vani Ortega (Pedagogia) e Maria Cristina Rizk (Engenharia Ambiental e Sanitária). Com 4 Estrelas: Cláudia Regina Sgobi de Faria (Fisioterapia); Manoel Osmar Seabra Junior (Educação Física); Aparecida Doniseti Pires de Souza (Estatística); Hélio Hirao (Arquitetura e Urbanismo) e Ronaldo Celso Messias Correia (Ciências da Computação).

Breve histórico

O curso mais antigo da FCT/UNESP é Geografia, implantado em 1959 na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFI – que foi a instituição de ensino superior pioneira em todo o extremo oeste paulista. Neste ano de 2013 o curso de Geografia tem 399 alunos do 1º ao 4º ano (5 Estrelas). Por sua vez, Engenharia Cartográfica (também 5 Estrelas) implantada no 2º semestre do ano de 1977, conta atualmente com 218 alunos. O curso vem sendo classificado na Categoria 5 Estrelas, exatamente há sete anos consecutivos. Geografia que é curso pioneiro se posiciona no mais elevado conceito (5 Estrelas), há seis anos consecutivos.

Os cursos de graduação mais recentes – contemplados pelo Guia do Estudante – e também considerados como do mais elevado conceito (5 Estrelas) são dois: Pedagogia, com um total de 323 alunos e Engenharia Ambiental, com 183 alunos. Detalhe: Pedagogia é um curso que funciona na FCT/UNESP desde 1989. Anteriormente figurava como matéria importante da Faculdade pioneira – a FAFI – desde sua implantação em 1959, mas ao ser criada a Unesp o curso foi suspenso, por haver similares em regiões próximas a Presidente Prudente.

O curso de Graduação em Geografia da FCT/UNESP em Presidente Prudente é pioneiro (54 anos) e na classificação do “Guia do Estudante” o selo 5 Estrelas nos últimos seis anos, consecutivamente.

Engenharia Cartográfica foi implantada no 2º semestre de 1977 e se posiciona no mais alto conceito – 5 Estrelas – desde 2007. São sete anos consecutivos de premiações. O curso é único em SP.

O curso de Pedagogia foi implantado na FCT/UNESP em 1989 e obteve conceito máximo (5 Estrelas) durante os últimos cinco anos, a partir de 2007. Convênio UNESP/UNIVESP promoveu licenciatura.

Engenharia Ambiental figura entre os cursos mais recentes da Instituição. Foi implantado em 2001 e acaba de conquistar o selo “5 Estrelas” pela segunda vez. Antes, recebeu conceito máximo em 2011.