set 19

Em pleno Feriado Municipal de 14 de Setembro (Aniversário de fundação de Presidente Prudente), o Cursinho Ideal/Unesp promoveu pela primeira vez, a “Feira das Profissões”. Foi uma oportunidade excepcional aos Vestibulandos e demais interessados em conhecer os novos cursos oferecidos pela UNESP em todas as suas Unidades do Estado de São Paulo. O encontro que se realizou por um periodo superior a 4 horas e meia, também serviu de orientação segura a todos os interessados no ingresso da carreira universitária, pois contou com a presença eminentes profissionais.

Os docentes em número superior a trinta se revezaram em três salas de aulas do antigo CEFAM, atendendo a uma numerosa clientela, não só do Cursinho Ideal/Unesp (Presidente Prudente). Mas também de outras localidades como: Dracena, com o Cursinho Alfa e Tupã, representada pelo Cursinho 180 Graus, ambos na nova alta paulista, bem como alunos da Rede Pública de Ensino, em geral. Logo após preencher o formulário de inscrição, cada aluno teve a oportunidade de travar seu prmeiro contato com a Equipe “Quimiatividade” do Departamento de Química da FCT/UNESP, responsável por várias demonstrações envolvendo os visitantes. Depois, todos foram convidados a tomar acento nas salas especialmente designadas para as palestras e total orientação sobre o Vestibular/2014.

No período de realização da “Feira de Profissões” durante a tarde de Sábado/14 de Setembro, houve apenas um intervalo destinado ao “Cofee break” no prédio do antigo CEFAM, atual sede do Cursinho Ideal/Unesp – Núcleo Morumbi – Presidente Prudente. Desde o primeiro momento, muitas salas ficaram totalmente ocupadas por alunos interessados nas palestras e orientações com relação aos novos cursos oferecidos pela Universidade.

É o próprio Coordenador, Alberto Oliveira quem nos informa: “A Feira de Profissões atraiu cerca de 200 visitantes. Tivemos 31 palestras, que abordaram cursos da FCT; outros cursos e também questões da vida acadêmica, como: intercâmbio, pesquisa e empresa júnior. Os cursos que mais atraíram os alunos foram medicina, enfermagem, fisioterapia, direito, engenharia civil e arquitetura”.

O Coordenador da “Feira de Profissões” ressalta que foram inúmeros os palestrantes que participaram do evento. Dentre eles, palestrantes que empolgaram a plateia: como a Dra. Maria Assunção (Medicina), Lúcio de Barros (Geografia), Dr. Mauro Cesar (Direito), Dra. Rosane Freire (Eng. Ambiental), Yara Rocha (Pedagogia), Rodolfo Miranda (Fisioterapia), Raphael Garcia (Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação), Dr. Fernando Okimoto (Engenharia Civil) e muitos outros.

Alberto Oliveira, acrescentou que houve também participação das empresas juniores GeoAmbiental Jr. (Geografia e Engenharia Ambiental), Performance Jr. (Educação Física), Ópera Krios (Arquitetura e Urbanismo) e Ejecart (Engenharia Cartográfica). A AIESEC (Intercâmbios) também participou do evento.

O Núcleo Morumbi (no antigo CEFAM) é o local onde funciona o Cursinho Ideal/Unesp, que acolheu no último final de semana grande número de interessados em conhecer os cursos de graduação que fazem parte do Vestibular/2014.

A Trupe “Quimiatividade” preparou uma apresentação especial aos visitantes que compareceram ao local de realização da “Feira de Profissões”. As demonstrações químicas chamaram a atenção de todos os presentes.

Na abertura da “Feira” o que mais despertou interesse dos participantes foi a palestra sobre o curso de Medicina, ministrada pela Profª. Maria Assunção.
Outras matérias também chamaram a atenção pela sua importância e atualidade.

Diante da Professora, a maior concentração de interessados na palestra, que foi acompahada por parte dos presentes com a maior atenção possível. Matemática, Geografia, Educação, Estatística, Pedagogia, Serviço Social, etc.

Outras matérias que fizeram parte do cronograma também despertaram interesse da plateia: Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Educação Física, Química, Jornalismo, Física, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação.

As palestras tiveram um revezamento à cada 20 ou 25 minutos em três salas específicas. E a escolha do matéria ref. ao curso desejado fez parte de um cronograma especial, que só terminou por volta das 18hs.

Às 14hs realizou-se a 1ª rodada de palestras, dando ao vestibulando, livre escolha para se inteirar do curso desejado: Engenharia Cartográfica, Civil, Ambiental, Agronômica, Eletrônica,Administração de Empresas e outras…

…Ou se transferir para a sala seguinte, onde o tema foi desenvolvido satisfatoriamente por outro palestrante, especialmente convidado pela Coordenação e organização da “Feira de Profissões” do Cursinho Ideal/Unesp.

O número de participantes da “Feira” foi além de duzentos candidatos, segundo informação do Coordenador Alberto Oliveira. Já o número de palestrantes foi em torno de trinta docentes excetuando assessores e convidados .

Empresas Juniores também participaram da organização da “Feira de Profissões” e todas elas foram representadas nesse encontro do Núcleo Morumbi, incluindo a Bibliotecária Micheli Antonia Oshima, que falou sobre Biblioteconomia.