out 14

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a aluna do Programa de Geografia, Melina Fushimi fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI, na tarde do dia 11 de Outubro de 2012. O tema desenvolvido foi: “A Morfodinâmica da paisagem das áreas rurais de Presidente Prudente.

Juntamente com o Orientador (já citado), fizeram parte da Banca Examinadora, especialmente constituída a Profª.Drª.Maria Cristina Perusi, da Coordenadoria Executiva da Unidade da Unesp/Ourinhos e a Profª.Drª.Cenira Maria Lupinacci da Cunha, do Deptº de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

Em sua defesa de dissertação, a Mestranda relata:”A interferência da sociedade na natureza, quando ocorrida de moo desordenado e sem práticas conservacionista s, pode proporcionar paisagens degradadas e meios morfodinâmicos instáveis, vulneráveis às manifestações erosivas principalmente lineares. Nesse contexto, o objetivo principal do trabalho é compreender a morfodinâmica da paisagem das áreas rurais do município de Presidente Prudente/SP, elaborando o mapa de vulnerabilidade ambiental dos processos erosivos lineares”.

O mapa – afirmou Melina Fushimi – foi elaborado em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), resultante e da correlação entre as variáveis da paisagem (geomorfologia, clinografia, classes de solos, uso da terra e cobertura vegetal) e representados em mapas temáticos. “Além disso, os compartimentos de relevo e as feições geomorfológica através de oito pontos de amostragem dos solos, situados próximos aos quatro perfis topográficos elaborados”.

Nos tópicos finais, a Mestranda ressalta no resumo de seu trabalho de pesquisa: “ Assim, com base na inter-relação dos elementos ambientais que compõem a paisagem, a materialização da relação sociedade-natureza foi observável na área de estudo. Por meio do surgimento de feições erosivas lineares (sulcos, ravinas e voçorocas), decorrentes de ações agrícolas sem planejamento ambiental adequado” – conclui.

A defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Geografia foi desenvolvida no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia pela aluna Melina Fushimi, no dia 11/Outº.

O Orientador foi o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP juntamente com as Profªs.Drªs. Maria Cristina Perusi, Coord.Executiva/Ourinhos e Cenira M.L. da Cunha. Do Deptº de Planejamento Territorial e Geoprocessamento/Inst.de Geociências e Ciências Exatas.

Amigas e colegas de curso – Programa de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente, compareceram especialmente para prestigiá-la durante a defesa de dissertação de Mestrado.